Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

1 de dezembro de 2010

Modificando: Left 4 Dead

Se a campanha single-player de Left 4 Dead é curta, insatisfatória e deixa uma vontade interminável de prosseguir, o caminho mais rápido para não deixar a carnificina e a busca pela salvação terminarem seria o modo multiplayer, certo? Afinal, esta sempre foi a meta da Valve. Apesar da estranha roleta de jogar com desconhecidos ser algo que revela a verdadeira graça de Left 4 Dead e prolonga sua vida útil, dentro de mim existe um jogador solitário que anseia por novos ares, novos mapas, novos desafios, novas possibilidades. Entram em cena os mods e a longa tradição da comunidade criar material interessante para os jogos da Valve.

Para evitar a saturação que me atingiu ao experimentar indiscriminadamente mods para Half-Life 2, desta vez eu estipulei que iria me ater a apenas cinco adaptações, em modo offline, uma única viagem do início ao fim de cada aventura. Tive um bom começo em minhas escolhas e hoje eu trago a análise de dois mods muito bons.

De Volta às Origens

A premissa do mod City 17 é muito simples: jogue Zoey, Louis, Francis e Bill na City 17 de Gordon Freeman e encha as ruas de Infectados. Se o modder não precisou se preocupar em criar mapas, pelo menos ele demonstrou criatividade e coragem de enfrentar os advogados de Gabe Newell. Pois City 17 traz quase todo o Episódio I de Half-Life 2 para ser explorado em toda sua glória e vísceras, desde a garagem subterrânea desmoronada (onde conhecemos os "zumbines" muito tempo atrás...), passando pelo hospital abandonado até a fuga desenfreada da plataforma de trem. Veteranos do apocalipse zumbi tiveram que esperar até Left 4 Dead 2 para descobrir como seria todo aquele pesadelo com o Sol brilhante no céu. Aqui, você percebe de imediato que aquilo que era aterrador oculto nas sombras continua medonho com dia claro.

City 17 - My Screenshot 06 City 17 - My Screenshot 08O mod tem suas falhas, uma delas herdada dos mapas originais. Corredores estreitos e tortuosos caminhos para se chegar a algum lugar podem funcionar bem quando se está com um único personagem (ou junto com Alyx Vance) enfrentando no máximo cinco inimigos de cada vez. Esprema quatro personagens em passagens apertadas e lance dezenas de zumbis em alta velocidade sobre eles e você terá uma confusão de sangue e tiros para todos os lados. A inteligência artificial dos bots também não foi pensada para este tipo de ambiente e eles podem demorar mais do que deveriam para seguir o jogador.

City 17 - My Screenshot 01 City 17 - My Screenshot 09A outra falha de City 17 é a obsessão de seu criador pelos Infectados especiais, que surgem com uma freqüência irritante, muitas vezes juntos. Há quem curta destruir Smokers e Boomers a cada dez passos, mas eu prefiro meu Left 4 Dead mais intercalado. O autor também tem uma sádica capacidade de mapear a localização da Witch para os lugares mais inconvenientes.

Download (166MB)

Montanhas do Medo

Finalmente, os sobreviventes conseguiram chegar ao Canadá! E o Canadá está tomado de mortos-vivos... Em  I Hate Mountains é possível encontrar o mesmo nível de qualidade do material oficial; é um mod que poderia facilmente fazer parte do jogo ou ser oferecido como DLC. Eu diria, inclusive que é superior em alguns momentos à maioria das campanhas nativas de Left 4 Dead!

I Hate Mountains 01

Mas, o que existe no Canadá? Além de algumas sequências passadas na floresta ou em uma madeireira, I Hate Mountains traz já em seu segundo mapa uma mansão que é um desafio para qualquer jogador. Eu diria que é praticamente impossível que você sobreviva em sua primeira investida. A mansão é um primor de criação e de design de mapas, com corredores sufocantes, cômodos com muitas entradas e saídas, buracos, sujeira e mobiliário detalhado. É fácil se perder ao entrar e ainda mais fácil se perder ao sair, quando a Horda investe com fúria total. Pela primeira vez em Left 4 Dead eu senti medo. Quando finalmente venci o mapa, eu tinha apenas um bot ao meu lado e rigorosamente um único ponto de vida.

I Hate Mountains 02

O terceiro mapa mergulha o jogador nas profundezas da terra, através de labirínticos esgotos de proporções épicas, túneis de trem e minas abandonadas. Outro feito para seus criadores, ao conseguirem injetar um impactante nível de claustrofobia ao jogo. Embora não seja tão difícil quanto o mapa da mansão, ele é um dos mais extensos e desgastantes já produzidos e você fica com a sensação de que nunca mais irá respirar ar fresco.

I Hate Mountains 08Previsivelmente, o mod não consegue sustentar este patamar de qualidade no quarto mapa e na conclusão. Não porque os últimos mapas sejam fracos, mas apenas por serem excepcionais os já mencionados. E, de qualquer forma, a visão das docas no mapa final, dos barcos semi-afundados e das malas abandonadas é uma melancólica ode ao fim do mundo.

Download (266MB)

I Hate Mountains 11 

Ouvindo: Green Day - Don't Leave Me

4 comentários:

Dlima disse...

Estou com vontade de pegar o Left4dead, pena que meu Stema não está entrando nem a pau no meu, e é problema nele visto que no meu Note velho entrou de boa, pra variar perdi várias promoções hehehe

Fagner P. disse...

Gosto muito desses artigos de modificação.

C. Aquino disse...

e vem mais três mods de Left 4 Dead por aí...

douglas disse...

Valeu pelas dicas! Sucesso!

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity