Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

28 de novembro de 2010

Sobre Machinima, Livros e Clichês

Até um ano atrás, eu nunca tinha ouvido falar do escritor Greg Bear. Agora, insistentemente, em diversos sites que eu visito (e particularmente o io9.com), eu vejo o anúncio do novo livro dele em toda parte. "Hull Zero Three" é sobre um "homem que acorda com frio, sozinho e confuso em uma espaçonave que parece determinado a matá-lo". Como uma premissa fraca dessa não ajuda a vender o livro, a editora Orbitbooks resolveu que seria interessante promover a obra através de um Machinima, um vídeo criado a partir da engine de um jogo:

Para forçar ainda mais a conexão entre o livro e o mundo dos jogos eletrônicos, o "trailer" conclui com a frase "No game required". Porém se o objetivo do vídeo era chamar a atenção dos jogadores, teria sido melhor utilizar uma engine mais moderna do que a do Quake 2, de treze anos atrás... Do jeito que está, a promoção só irá impressionar algum hipotético leitor de ficção-científica que nunca jogou na vida.

A favor de "Hull Zero Three" eu posso dizer que Greg Bear tem um extenso currículo de livros, alguns elogiados. Eu prefiro acreditar que por trás de tudo isso existe um escritor talentoso. Afinal, está nas mãos dele a Trilogia Forerunner, uma série de livros que irá revelar a história da milenar raça perdida do universo Halo.

Ouvindo: Nyhm & Sharm - End Of The World (of Warcraft)

3 comentários:

Marcos A. S. Almeida disse...

Só e numa espaçonave, não têm como não lembrar de Dead Space ( mesmo que Isaac não estivesse sozinho), e esses corredores realmente são familiares.Parece que há um "fetiche" da indústria do entretenimento por espaçonaves abandonadas e monstros.E pelo que parece , chegou a vez dos livros.Ou é falta de criatividade mesmo.

Bruno disse...

P/ mim, parece mais a premissa de System Shock 2.

E, sei lá, pode ser que estou sendo desconfiado demais, mas fico com a impressão que o escritor é mais um daqueles que tem mais dinheiro que talento p/ investir tão pesado em propagandas.

Bruno disse...

Um comentário completamente off-topic.

Aquino, vc chegou a ver esa "prévia do Dia do Jogo Justo"?
http://www.jogojusto.com.br/2010/11/prvia-do-dia-do-jogo-justo-no-walmart-comea-meia-noite-saiba-o-link-para-compra/

Segundo eles, o Wallmart ofereceu 100 cópias do jogo Bioshock 2 p/ PS3 por R$ 59,90 no dia 13 de novembro.

Sinceramente achei que o Jogo Justo havia ido pro saco, já que nunca mas ouvi falar, mas se está realmente dando certo como parece estar (um jogo de PS3 ORIGINAL por R$ 59,90, minha gente!!!), acredito que é nosso dever como gamers e principalmente como cidadãos, apoiar e divulgar.

Vendo isso, imagino que jogos p/ PC vão entrar na mesma faixa de preço ou até menos.

Parece que o dia do jogo justo será dia 3 de dezembro, não lembr com certeza absoluta. Mas acho que seria bom o Retina fazer um post com as datas certas p/ que os leitores não percam a chance de adquirir vários jogos originais com midia física e apioar o projeto.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity