Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

6 de novembro de 2010

Jogando: Freedom Fighters (Conclusão)

Freedom Fighters é um jogo curto. E isto é um defeito porque Freedom Fighters é um jogo divertido. Menos de uma semana depois de eu ter escrito a primeira parte da minha análise e pronto, lá estava o exército soviético expulso de Nova York.

Freedom Fighters 03 O que mais posso disser de positivo a respeito do jogo? Esqueci de comentar sobre a brilhante trilha sonora épica construída por Jesper Kyd, eterno colaborador da IO Interactive e responsável por toda a série Hitman. Aqui, Kyd produz um de seus melhores momentos, amplificado pela habilidade dos programadores de sempre perceber o momento certo em que a ação pede a entrada triunfante da música.

(E eu gostaria de aproveitar a oportunidade para atacar novamente Brothers in Arms. As similaridades entre os títulos são claras: você controla um personagem principal que comanda outros soldados e deve se esgueirar por escombros para surpreender o inimigo e neutralizá-lo. Mas é irônico que um título sem vínculos com a realidade e que claramente faz de tudo para não se levar à sério consiga ser mais "realista" do que um jogo calcado em experiências autênticas da Segunda Guerra Mundial. Se Matt Baker tinha uma visão 360 graus do campo de batalha e uma noção exata da posição dos inimigos, Chris Stone está no escuro assim como nós estaríamos em uma situação verdadeira. Cada investida a um quarteirão é repleta de incertezas sobre o que pode existir na próxima esquina. As engrenagens de Brothers in Arms estavam tão expostas que era possível ver a mão do designer em cada cobertura disponível, estrategicamente colocadas para seu esquadrão se posicionar. Em Freedom Fighters, a exploração é incentivada e a melhor abordagem nunca está clara. Como se tal humilhação não fosse suficiente, a inteligência artificial dos guerrilheiros de Stone é superior à dos soldados de Baker.)

Freedom Fighters 02 Freedom Fighters 06 Freedom Fighters 01 Freedom Fighters não está livre de sua cota de problemas. Por não se levar a sério, seus personagens são quase-caricatos, tanto aliados quanto vilões. Não pode ser considerada uma falha imperdoável, uma vez que é uma decisão dos desenvolvedores. A relação romântica entre o "mocinho" e a "mocinha" é algo tão inexplicado pela falta de personalidade de ambos que caberia facilmente em um filme de Sessão de Tarde. O sistema de salvamento, como eu expliquei anteriormente, é irritante. E, para um jogo baseado em condução de soldados sob seu controle, a existência de dois níveis inteiros onde você está por sua própria conta é uma idéia idiota, elevada ao cubo pelo fato de uma das missões não permitir salvamento algum do começo ao fim do nível!

Freedom Fighters 04 Inicialmente, Freedom Fighters era para ter uma continuação. O próprio final do título exibe nuvens escuras no horizonte. Mas o projeto foi enterrado quando a IO Interactive resolveu investir recursos e tempo na controversa franquia Kane & Lynch. Recentemente, a desenvolvedora sofreu uma série de 30 demissões, ordenados pela Square Enix, a empresa-mãe. Em março, 35 cabeças já tinham sido cortadas na IO Interactive, aparentemente devido às vendas ruins de Kane & Lynch 2. Talvez nada disso esteja relacionado, mas o próximo projeto, ainda não-confirmado, será a ressurreição de Hitman, com um novo jogo para 2011. Eu gostaria de acreditar que alguém lá dentro possa ter a brilhante iniciativa de fazer outro Freedom Fighters também.Freedom Fighters 05

Pontos positivos de Freedom Fighters: diversão despretensiosa com jogabilidade enxuta, inteligência artificial que funciona, excelente trilha sonora. Pontos negativos de Freedom Fighters: falta de profundidade, sistema de salvamento frustrante, curta duração. Nota final: 7,5.

Ouvindo: Bush - Superman

2 comentários:

Marcos A. S. Almeida disse...

Desculpe a liberdade Aquino, mas você está de férias? Posts aos montes ( pra minha satisfação) em dias consecutivos. Muito legal!

C. Aquino disse...

ahahahah! É uma mistura de auto-disciplina e o fato de eu estar sem um jogo desde a conclusão de Freedom Fighters na segunda-feira. Estou instalando Left 4 Dead e devo dar uma sumida...

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity