Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

20 de outubro de 2010

Saqueando o Cadáver: Deus Ex

Deus Ex - Fake Poster Considero concluída, então, minha jornada em Deus Ex, certamente um dos mais inteligentes e intrigantes jogos já produzidos. Além da polêmica, das gratas memórias e do vislumbre do caminho que a indústria de jogos poderia ter seguido, o que resta? Além de aguardar, apreensivo, o lançamento de Deus Ex 3, naturalmente? Resta a fina arte de saquear o cadáver.

Se existem segredos ocultos na narrativa máxima de Warren Spector, ao contrário não há mistério algum dentro de sua estrutura de diretórios. Aliás, para os mais preguiçosos ou para aqueles que já instalaram o jogo diversas vezes, vale lembrar que nem é necessário instalar Deus Ex na máquina para desfrutar de seus tesouros. O próprio CD já contém o material que nós queremos, mais ou menos acessível.

Na pasta /Sounds/ da raiz do CD temos dois arquivos pequenos no formato .UAX. Abrindo-os com o Game Extractor, descubro que são uma coleção de sons genéricos, comprimidos em um formato .pack. Pelos nomes, não passam de um monte de "blips", "blops" e sons ambientes. Eu não me preocuparia com eles. Os realmente interessantes arquivos de sons de Deus Ex estão na pasta /System/, mais de vinte deles, com a nada amigável extensão .U. Usando o mesmo Game Extractor eu vejo que cada um destes arquivos .U contém diálogos e outros efeitos sonoros de todo o jogo, já em formato .MP3! Basta descompactar.

Na pasta /Music/ na raiz do CD, você irá encontrar toda a trilha sonora do jogo em formato .UMX, o formato padrão de áudio para todos os títulos baseados na Unreal Engine. Até onde eu sei, nenhum player de música toca este formato nativamente, mas existe um excelente plugin para Winamp que dá conta do recado: UMX Decoder. É só instalar e o Winamp reconhece automaticamente as faixas.

"Mas eu não gosto do Winamp", você pode dizer, é um direito seu. "Eu não quero depender de um plugin para o resto da minha vida", disse o cara ali do fundo da sala. OK. Vamos converter, então. Para isto, lamento dizer que você terá que instalar o Winamp temporariamente: mas é grátis e rápido.

  1. Vá em http://www.winamp.com/media-player/pt-br para fazer o download. Instale.
  2. Instale o UMX Decoder.
  3. Crie uma playlist com todas as músicas de Deus Ex.
  4. CTRL+P no Winamp para chamar a tela de Preferências. Navegue até a opção Plug-Ins | Output.
    winamp-preferences
  5. Selecione a primeira alternativa: "Nullsoft Disk Writer". Isto significa que a saída do Winamp não será áudio, mas será um arquivo escrito no disco, traduzindo ao pé da letra.
  6. Clique no botão Configure e escolha a pasta onde irá salvar a música no disco e o formato (pode converter direto em MP3!)
    winamp-nullsoft-disk-writer
  7. Execute a playlist. Você não irá ouvir nada e o Winamp silenciosamente irá "tocar" as faixas para seu disco rígido.
  8. Se você pretende continuar usando o Winamp para outras coisas mais tradicionais, como, por exemplo, ouvir músicas, não se esqueça de voltar para Plug-Ins | Output  e remarcar a opção padrão "Nullsoft DirectSound Output"! Caso contrário, você irá converter tudo aquilo que tentar ouvir!

Infelizmente, todos os vídeos e cutscenes do jogo são gerados dentro da própria engine e não são armazenados em um formato tradicional em pasta alguma.

Ouvindo: Depeche Mode - Monument

4 comentários:

GORDON FREEMAN disse...

AQUINO,VOU APROVEITAR ESSE POST SOBRE DEUS EX PARA CONTAR UMA HISTORIA MUITO INTERRESANTE DESSE GAME COM RELAÇÃO AOS ATENTADOS DE 11 DE SETEMBRO:NA PRIMEIRA FASE DO GAME,ONDE SE PASSA NA ILHA DA ESTATUA DA LIBERDADE,É POSSIVEL VER NO HORISONTE MANHATTAN SEM AS DUAS TORRES.A AUSENCIA DELAS FOI EXPLICADA PELOS PROGRAMADORES,QUE FALARAM QUE OS SPRITES DAS DUAS TORRES ERAM GRANDES DEMAIS PARA SEREM INSERIDOS NO CENARIO DE FUNDO,PELA LIMITAÇÃO DA MEMORIA. E PARA ENCAIXAR A AUSENCIA DAS TORRES GEMEAS NO UNIVERSO E NA HISTORIA DE DEUS EX ,FOI EXPLICADO QUE ALGUNS ANOS ANTES DOS ACONTECIMENTOS DO GAME,UM GRUPO TERRORISTA(POSSIVELMENTE A NSF)HAVIA COMETIDO UM ATENTADO CONTRA O WORLD TRADE CENTER, DESTRUINDO AS DUAS TORRES.E ISSO TUDO FOI EM 2000,ANO DE LANÇAMENTO DO GAME E UM ANO ANTES DAS ATENDADOS DE 11 DE SETEMBRO,O QUE É UMA ASSUSTADORA COINCIDENCIA.ESPERO QUE NADA MAIS DAQUILO QUE EXISTE EM DEUS EX SE TORNE REALIDADE!

Dexter v2.2 disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Esse aí de cima se imergiu demais, e se afogou.

GORDON FREEMAN disse...

DEXTERV2.2,EU NÃO ME IMERGI DEMAIS NO GAME,ESSA HISTORIA EU LI EM UM SITE,ACONTECEU MESMO!TUDO NÃO PASSA DE UMA SIMPLES COINCIDENCIA COM OS ATENDADOS DE 11 DE SETEMBRO E OS ACONTECIMENTOS NA HISTORIA DO GAME,SÓ ISSO!SÓ ESPERO QUE ESSA SEJA A UNICA COINCIDENCIA COM RELAÇAO AOS FATOS DO GAME E A REALIDADE.

Shepardyx disse...

Hj é o dia do CAPSLOCK ?

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity