Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

13 de outubro de 2010

Hail to the Fan, Baby!

Parece que desta vez vai. Finalmente, após uma quantidade absurda de tempo e humilhações, Duke Nukem Forever já está surgindo no horizonte. Eu só vou acreditar no dia em que o jogo estiver rodando em minha máquina: nem em demo, eu vou confiar. E, enquanto o próximo capítulo da saga do misógino e desbocado anti-herói não chega pra valer, por que não revisitar Duke Nukem 3D? Nos últimos doze anos, eu já tive a oportunidade de vencer o demo original (duas vezes) e completar o jogo todo em Alta-Resolução. Então, o que está faltando?  Duke Nukem: Next Gen.

Duke Nukem Next Gen 02 Duke Nukem Next Gen 03Duke Nukem: Next-Gen é um projeto que nasceu da mente de um indivíduo determinado, conseguiu a aprovação dos criadores da série, já conta com o apoio da Gearbox e uma equipe de mais de dez pessoas. Mas, de onde surgiu isto?

No começo deste ano, Frederik "Fresch" Schreiber estava envolvido em um projeto fadado ao fracasso: um remake de Daikatana, usando a Unreal Engine 3. Apesar da iniciativa ter o aval do próprio John Romero(!), criador do jogo original, Fresch logo percebeu que apenas duas pessoas no mundo gostavam de Daikatana: Romero e ele mesmo. Produzir um remake de um título odiado por todos, sem dinheiro no bolso não é pra qualquer um. Fresch tentou então recriar o jogo SiN usando a mesma tecnologia, mas esbarrou no imenso emaranhado jurídico sobre quem detém os direitos da obra. Até que recebeu um e-mail da MumboJumbo, proprietária atual da marca, que, ao invés de dar continuidade ao inacabado SiN:Episodes, achou que a melhor maneira de proteger sua propriedade intelectual era pedir para um fã abandonar seu trabalho. Mas Fresch mostrou que não desiste nunca e partiu para uma reinvenção de Duke Nukem 3D.

Como sempre, ele tentou buscar aprovação dos criadores do jogo. Recebeu a seguinte resposta de Scott Miller, um dos pais de Duke Nukem:

"Olá Fresch,
Este projeto pode ser realizável.
Você tem alguma tela que mostre para George e eu como ele pode ser quando estiver concluído?
Scott"

Falar é fácil, principalmente por que a esta altura do campeonato Scott Miller e George Broussard já não tinham mais o controle sobre a marca Duke Nukem. Ainda assim, Fresch enviou o material para eles e publicou algumas telas em um fórum oficial, já em fase de migração para a Gearbox Software. Scott e George gostaram do que viram, mas não podiam fazer muita coisa. Faltava convencer os verdadeiros novos donos da franquia.

Duke Nukem Next Gen 01 Duke Nukem Next Gen 04 Duke Nukem Next Gen 05

Através de contatos no fórum, Fresch conseguiu alcançar o vice-presidente da Gearbox Software, responsável por salvar o que restou de Duke Nukem Forever e lançar para a Take Two. Em uma sensacional reviravolta, o desejo do fã foi atendido nesta quarta-feira, 13 de outubro! A Gearbox intermediou o contato com a Take Two e assegurou para Fresch uma licença oficial de uso não-comercial da marca Duke Nukem.

Com a concordância "espiritual" dos criadores, mas o apoio da atual desenvolvedora e a permissão dos donos, não faltava mais nada para Fresch. Ou faltava? Um remake de um jogo deste tamanho não é tarefa para um indivíduo sozinho, então Fresch arregimentou em tempo recorde uma equipe de voluntários. Mas ainda há vagas!

Duke Nukem: Next-Gen pretende ser uma total recriação dos três episódios originais de Duke Nukem 3D, incluindo suporte a multiplayer. E será distribuído inteiramente grátis, sem necessidade de adquirir nenhum outro jogo. Mostrando que aprendeu alguns truques de Miller e Broussard, Fresch promete que o jogo será lançado "quando estiver pronto", mas garante que versões de demonstração e alphas estarão disponíveis constantemente para que todos acompanhem o andamento do projeto.

Confira abaixo o primeiro vídeo de jogabilidade de Duke Nukem: Next-Gen, ainda em estágio de testes:

O perigo é ficar melhor que Duke Nukem Forever. Ou sair antes...

Ouvindo: Sisters Of Mercy - Ribbons

3 comentários:

Fagner P. disse...

Perigoso é sair antes mesmo, mas...

Antes tarde Duke Nukem.

Rock n' Roll disse...

aquino, quando começar a sair esse jogo pra down da uma informada

Marcos A. S. Almeida disse...

Aquino, toda a vez que você comenta sobre algum jogo por aqui, como por exemplo Blood, Deus EX ou Dead Space , que são os que lembro no momento, fico com vontade de jogá-los.Blood , que eu conhecia anteriormente, reiniciei e desisti;Deus Ex idem ; o único que fui até o fim foi Dead Space , por que não conhecia e realmente um é jogo muito bom ( mas infelizmente não fiquei tão entusiasmado quanto você , Aquino...)Duke Nukem é mais 1, o problema é o tempo escasso e a longa fila de jogos para começar...Stalker : Shadow of Chernobyl está me esperando...Cheguei á jogar o Duke Nukem 3D:Atomic Edition via rede com cabo coaxial e protocolo IPX ( é, sou das antigas) e ver esses graficos nesse clássico é muito bom.Vamos ver se na versão final eu me anime á jogá-lo novamente.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity