Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

26 de setembro de 2010

O Metrô Chegou

Metro 2033 Depois de um longo período de desenvolvimento, Metro 2033 finalmente foi lançado e se tornou um dos jogos mais comentados do ano. Conforme eu comentei, o jogo é baseado em um livro russo homônimo lançado gratuitamente na internet em 2002. Para quem domina o idioma de Lenin e Stalin, o livro ainda está disponível (eu acho) no site oficial. Para a imensa maioria de nós, restava aguardar a tradução para o português. Esta postagem é para avisar que a espera acabou.

Chega amanhã (27/10) às livrarias a versão traduzida (mas que manteve a falta de acento no título). Metro 2033 é publicado pela editora Planeta do Brasil e já pode ser comprado online no principais sites. Em uma pesquisa rápida, eu encontrei o menor preço na Livraria da Travessa, mas ele também está em conta na Saraiva, com diferença de alguns centavos. O livro tem 416 páginas e tradução de Pedro Barros.

Metro 2033 é uma história pós-apocalíptica. A Humanidade deflagrou uma Guerra Nuclear e foi quase extinta. Alguns sobreviventes se refugiaram no colossal complexo subterrâneo do metrô de Moscou, constituindo mini-Estados independentes a cada estação. A vida na superfície se tornou impossível graças à radioatividade e, logo, esquecida. Tudo isso pode mudar quando uma nova e sombria ameaça aparece. Um jovem vivendo na mais remota das estações deve realizar uma jornada pelos labirintos escuros para alertar os demais sobre o perigo que se aproxima.

Escrito por Dmitry Glukhovsky e disponibilizado de graça, o livro se tornou um cult em seu país de origem. Três anos depois de sua versão online, Metro 2033 foi impresso pela primeira vez em 2005. A mesma legião de fãs que acompanhou o material na web prestigiou a edição de papel e, até 2009, já tinham comprado mais de 400 mil exemplares só na Rússia. Os direitos de adaptação foram vendidos para 20 países. O sucesso foi seguido de uma continuação, Metro 2034, também liberado gratuitamente antes de ser publicado. Não se espante se a história chegar até os cinemas: Glukhovsky já está em negociações com estúdios de Hollywood.

Metro 2033 - Jogo

Ouvindo: Silent Hill 3 - 21

6 comentários:

Rodrigo Ghedin disse...

E nada de versão pt-BR gratuita para baixar? :-(

[]'s!

C. Aquino disse...

Ahahahahah! De graça, nem em inglês e olha que eu procurei MUITO. A menos que você esteja falando de "formas de distribuição alternativas"... :/

Bruno disse...

Realmente não há p/ onde correr no design de mundos pós-apocalípticos ou Fallout está fazendo escola?

Não consegui jogar muito Fallout, mas essa screenshot me lembra muito o interior do bar em Megatown (era esse o nome da primeira cidade, certo?). Pelo que li até agora, ate a história é um pouco parecida. Um Zé-das-Couves qualquer é forçado a sair do seu reduto de "paz" p/ perambular numa terra de ninguém desolada e caótica em busca de um objetivo maior.

Enfim, parece ser um livro interessante e irei comprá-lo. Talvez isso até me convença a comprar o jogo também. Só tenho certeza de que não verei o filme. Até hoje não encontrei um filme baseado em livro que se compare a obra original e não sou fã de pagar por algo que insultaria as memórias que tenho de um bom livro.

Dlima disse...

Aquino, vou esperar uns 2 meses e compre ele na Fnac por 9,90 ou até mesmo 6,90, como vários livros da editora Planeta que comprei lá na Fnac.

Carlos disse...

Aquino, valeu pela informação, compra certa!

CordelieK disse...

Mas a tradução pro português é do russo ou é de segunda mão, a partir do inglês? Alguém sabe?

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity