Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

12 de agosto de 2010

QuakeCon: Sacudindo os Alicerces

A id software é uma das poucas desenvolvedoras de jogos que tem cacife para bancar seu próprio evento anual ao invés de simplesmente anunciar as novidades durante a E3, como todo mundo. O QuakeCon começou em 1996 como uma grande lan party, onde os fãs do jogo Quake traziam suas máquinas "turbinadas" (para os padrões da época) e organizavam um mega-torneio. E, quando eu digo mega, eu quero dizer milhares de jogadores de todos os cantos do planeta. Atualmente é a maior lan party do mundo. Depois de um tempo, a própria desenvolvedora apadrinhou o encontro e passou a utilizá-lo como plataforma de divulgação.

E normalmente eu não dava a mínima para a QuakeCon. Este ano, entretanto, algo mudou. Após a compra da id software pela Zenimax, empresa dona da Bethesda Softworks, eu pressenti que alguma coisa estava mudando no cenário da desenvolvedora. Se a empresa fundada por John Carmack sempre foi um nome a ser respeitado na indústria, agora ela começa a participar do nascimento de um gigante...

A QuakeCon 2010 foi absorvida pela Zenimax e se tornou uma fonte de notícias interessantes:

Expandindo os Horizontes

Dark Messiah of Might and Magic - AssassinA Zenimax anunciou a aquisição de mais uma desenvolvedora para seu grupo: a Arkane Studios. A Arkane surgiu no mercado em 2002, com o elogiado RPG em primeira pessoa Arx Fatalis e logo depois desenvolveu o pseudo-RPG em primeira pessoa Dark Messiah of Might and Magic. A equipe também trabalhou como terceirizada em Bioshock 2, contribuindo com alguns níveis, arte e design.

Atualmente, a Arkane está trabalhando em um projeto secreto, um... RPG em primeira pessoa.

O que eu acho desse anúncio: a Zenimax pretende focar no público de RPG mais casual, capturando fatias de mercado da Bioware. Não me espantaria ver a Arkane desenvolvendo algo dentro do universo Elder Scrolls, da Bethesda, mas não o aguardado Elder Scrolls V.

Guardando Para Si

A id software sempre foi famosa pela excelência técnica de suas engines, tendo protagonizado uma das mais fabulosas batalhas tecnológicas da década passada, quando a id tech batia de frente com a Unreal Engine da Epic pelo primeiro lugar. Na minha opinião, inclusive, as duas empresas se focaram demais nos aspectos gráficos de seus jogos e se esqueceram de outros caminhos evolutivos para seus respectivos FPSs. Basicamente, tanto a id software quanto a Epic, estavam produzindo ano após ano demonstrações de seus respectivos motores gráficos e não experiências completas para o jogador. Se Quake IV faz parte de minha lista de favoritos, o mérito não está no motor da id software, mas na capacidade da Raven Software de contar uma história decente com ele...

Rage - MutantsAgora, acabou. A guerra acabou. A partir da versão 5 da id tech, a nova engine da empresa será exclusiva da Bethesda e suas afiliadas. Após mais de uma década fazendo dinheiro com licenciamento, a id software vai se focar em vender jogos. Na prática, outras desenvolvedoras poderão até pleitear acesso ao motor gráfico, desde que seus títulos sejam publicados pela Bethesda, o que poucas empresas poderão ou desejarão fazer. A Zenimax pretende, com esta mudança de paradigma, manter uma "vantagem competitiva".

O que eu acho desse anúncio: uma das grandes falhas dos RPGs da Bethesda sempre foi o motor gráfico, pesado e repleto de falhas. Espere para ver o uso intenso da id tech 5 em novos títulos, liberando a equipe da Bethesda para aquilo que ela faz de melhor, ou seja, histórias e ambientações. Por outro lado, a adoção da id tech 5 pode comprometer o suporte fácil à mods, tão comum nos títulos da Bethesda. Não me espantaria ver um Fallout 4 ou Elder Scrolls V anunciado no próximo ano, rodando em id tech 5.

Doom 4... Adiado

Os primeiros rumores de um quarto episódio da série Doom começaram em 2008. No ano passado, Todd Hollenshead, CEO da id software, prometeu grandes novidades para a QuakeCon deste ano. A grande novidade é que... não há novidade. Doom 4 está oficialmente adiado para o próximo ano e ninguém fala nada mais além disso. Segundo Hollenshead, o "jogo ainda não estava pronto para ser mostrado ao público".

John Carmack Sabe-se que o próprio John Carmack está trabalhando no time de desenvolvimento do jogo, mas ele também recusou-se a dar qualquer detalhe.

O que eu acho desse anúncio: Doom 4 se perdeu dentro da nova estratégia da Zenimax. Se a idéia inicial era transformar o jogo em uma vitrine para eventuais compradores da nova engine, como foi seu antecessor, isso agora caiu por terra. Em outras palavras, Doom 4 terá que funcionar sozinho, se vender como jogo e trazer algum forte atrativo para os jogadores. O mundo dos jogos de tiro em primeira pessoa mudou muito... E Doom 4 ainda enfrentará concorrência interna com outros dois FPSs da Zenimax: Rage e Brink. Considerando que a série nunca se caracterizou pelo seu enredo, uma guinada forte pode estar a caminho.

E Viva o Steam!

A Zenimax tem um acordo forte com o Steam... Pela segunda vez este ano, os jogos da empresa estão em promoção no serviço, em comemoração ao QuakeCon. Hoje, você pode adquirir Elder Scrolls IV: GOTY por menos de doze reais. A cada dia do evento, que se estende até Domingo, haverá uma oferta diferente: fique de olho!

QuakeCon PackSe você tiver dinheiro sobrando na carteira e quiser contribuir para o crescimento deste gigante, você pode comprar o mega-pacote de jogos por cerca de 120 reais. pelo valor de um jogo topo de linha em uma loja qualquer, você estará levando para casa 27 produtos de qualidade histórica, incluindo Elder Scrolls III e IV, Fallout 3, Doom 3 e vários outros.

O que eu acho desse anúncio: eu acho ótimo!

Ouvindo: The Sisters of Mercy - Temple of Love

4 comentários:

Hawk disse...

Será que desta vez irá vazar as imagens igual vazou na outra promoção semanal?

C. Aquino disse...

Saiu no blog da Bethesda a lista completa de ofertas:

DOOM Pack (feat. Ultimate DOOM, DOOM II, Master Levels for DOOM II, Final DOOM, DOOM 3, DOOM 3: Resurrection of Evil) — $13.60 (66% off, Friday Only!)

QUAKE Collection (feat. QUAKE, QUAKE Mission Packs: Scourge of Armagon and Dissolution of Eternity, QUAKE II, QUAKE II Mission Packs: Ground Zero and The Reckoning, QUAKE III Arena, and QUAKE III: Team Arena) — $10.00 (75% off, This Sunday!)

Oblivion Game of the Year Edition Deluxe — $8.50 (66% off, Thursday Only!)

Fallout 3 GOTY — $25 (50% off, Saturday Only!)

QuakeCon 2010 Pack — $69.99 (50% off, Thursday-Sunday!)

Hawk disse...

Hum... Acho que vou comprar o Doom e o Quake Pack/Collection.

Já joguei (quase)todos eles, mas só versões "genéricas", não custa nada dar este crédito aos produtores depois de tanto tempo.

Marcos A. S. Almeida disse...

Você lembrou bem, Aquino, sobre a disputa entre UNREAL e QUAKE. Particularmente sempre achei Unreal melhor ambientado e com gráficos melhores, mas enredo era algo que não se dava ênfase na época.Mas não sei se pra mim que me entitulo " jogador-de-shooters-da-velha-guarda-que-não-gosta-de-RPG´s" será interessante essa possível incursão da também " velha-guarda" Id software no mundo dos RPG´s e dos enredos mirabolantes.Pra quem gosta, ótimo.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity