Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

28 de agosto de 2010

Implodindo Hollywood

Reserve doze minutos de sua vida. Agora. E assista o vídeo abaixo:

Se você ainda não assistiu, retorne ao primeiro parágrafo e recomece a leitura. Se assistiu, avance.

The Jacknife Chronicles é um dos melhores machinimas que eu já vi. Não apenas pelo ritmo imposto pela ação desenfreada em primeira pessoa. Não apenas pela excelente escolha de músicas de outros produtos para sua trilha sonora. Não apenas pela simples mas bem contada história de um homem em busca de vingança. Não apenas pelo uso inusitado de filtros, efeitos e ângulos surpreendentes. É melhor por que é um fantástico sopro de originalidade em uma arte que avança devagar.

Seu jovem autor de 16 (!) anos, kitty0706, utiliza com maestria elementos de jogos como Half-Life e Mirror's Edge e constrói uma obra que humilha grandes e premiados diretores de Hollywood. Alguém que consegue injetar emoção e poesia no que poderia ter se transformado facilmente em um mais um pastiche de Matrix, é alguém para se vigiar de perto. Onde quer que esteja, Orson Welles estaria orgulhoso.

A Resistência

Esta não é a primeira vez que Half-Life inspira cineastas iniciantes a criar seus primeiros projetos. Em fevereiro de 2009, Escape from City 17 dos Purchase Brothers conquistou o mundo quando o curta-metragem foi citado pela própria Valve em seu boletim de notícias do Steam. Realizado com menos de mil reais(!), o filme de cinco minutos narrava a fuga desesperada de elementos da resistência perseguidos por tropas do Combine. Resultado? Dois milhões de visualizações no YouTube na primeira semana de exibição e um convite para conhecer a sede da Valve. A segunda parte da história está em desenvolvimento desde então e deve sair em data indeterminada. Aparentemente, um "projeto secreto" dos Purchase Brothers estaria atrasando o lançamento...

No mês passado, eu comentei sobre o retorno (cinematográfico) de Adrian Shephard, outra produção independente que prometia trazer o icônico personagem de Opposing Force de volta aos holofotes. O projeto, chamado de Beyond Black Mesa, estava concorrendo inclusive a prêmios no festival de cinema AOF Fest, na Califórnia. E ganhou! Beyond Black Mesa faturou o prêmio de Melhor em Ficção-Científica!

Beyond Black Mesa

Valve Diz Não à Hollywood

Para surpresa de todos, Gabe Newell, todo-poderoso da Valve, declarou em entrevista recente que sua empresa está tentando fazer sua própria adaptação de Half-Life para os cinemas, independente de estúdios. Em suas palavras, esta seria a única maneira de ser feito:

“Como um jogador de WoW, eu preferiria que o time de WoW fosse responsável pelo filme, certo? Mais do que qualquer outro. Eu gosto de Sam Raimi, eu tenho sido um fã desde que Evil Dead saiu, mas eu preferiria ver a Blizzard fazendo o filme. Eu acredito que os consumidores estão mais ou menos assim: 'OK, nós estamos de saco cheio do jeito que vocês estão mutilando a experiência de ser um fã de Harry Potter, ou Half-Life, ou Os Incríveis, e eu gostaria que vocês corrigissem isso'. E as pessoas que corrigirem isto serão recompensadas e as pessoas que não fizerem se tornarão poeira na história, ou qualquer coisa assim.

Gabe ainda contou que, desde o primeiro Half-Life, a Valve tem sido procurada pelos estúdios com os roteiros e idéias mais absurdas possíveis para se fazer uma adaptação. De onde ele concluiu que a única forma correta de se fazer seria se a própria Valve assumisse a tarefa.

Se a Valve conseguir realizar este feito, terá conquistado mais um pioneirismo e, certamente, mostrará o caminho para que muitas outras desenvolvedoras façam o mesmo.

Considerando o que temos visto até agora, eu proporia algo ainda mais ousado para Gabe Newell. Por que não deixar o filme de Half-Life na mão... dos fãs? Ou será este o tal "projeto secreto" dos Purchase Brothers?

dogstreet

Ouvindo: Silent Hill 2 - Terror in the Depths of the Fog

3 comentários:

Fagner (Stigmata) disse...

Muito bom isso, e pelo que eu vi esse video foi feito na Source Engine, e ainda usa muitos cenários do Portal.

Bruno disse...

O vídeo é realmente excelente! Não consigo deixar de ver algumas semelhanças com aquele filme jurássico, O Corvo. E também não consigo deixar de pensar que talvez o impacto, os efeitos e o completo entendimento sem nenhuma fala substancial que este vídeo possui, fossem os resultados pretendidos pelo pessoal que trabalhou em Corra, Lola, Corra!, e que obviamente falharam miseravelmente.

Falando em vídeos baseados em jogos feitos por pessoas avulsas, veja este:
http://www.youtube.com/watch?v=jRyX1tC2OS0

Não é artístico, não é profundo, não faz pensar (a não ser no possível conflito entre o quão engraçado o vídeo é e a quase blasfêmia que é usar a CryEngine2 p/ isso).
Mas, falem a verdade, esse é a melhor versão de Rick Roll de todos os tempos!

"Sykes is never gonna give you up"

Dexter v2.2 disse...

Falando de filme, não sei se você sabe, ou conhece, mas saiu o longe de Tekken, clássico jogo de luta dos Playstation 1 e 2, do qual sou muito fã, mas direto para as locadoras rs. Esse lançamento foi repentino, nunca soube nada a respeito, eu fiz o download (sim, baixei por motivos pessoais, confesso e não me arrependo) e me decepcionei muito, o filme até seria bom, se não fosse baseado em um game. Enfim, continua aquela velha história das fracassadas adaptações, e eu continuo dizendo: Por mais que eu sonhe com um filme de algum jogo favorito meu, jamais vou querer que se façam um filme dele, por que pra mim, só irá "queimar a imagem" do próprio. Claro que, até que surjam boas oportunidades...

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning