Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

19 de agosto de 2010

Gothic 4 – Dia das Crianças?

Arcania: Gothic 4 já está em pré-venda no Steam, por 50 dólares! Se você, como eu, achou o preço salgado, saiba que, como brinde exclusivo você irá levar para casa automaticamente o capítulo anterior Gothic 3. Como eu já tenho, não chega a ser vantagem alguma... Aliás, como Gothic 3 é o ponto mais baixo da série (até agora), não chega a ser muita vantagem para ninguém! Por outro lado, considerando que o preço de Gothic 3 no Steam está em 15 dólares, a pré-compra de Arcania acaba saindo por 35 dólares, muito mais barato que a maioria absoluta dos lançamentos.

Arcania

Gothic 4 chega oficialmente às lojas no dia 12 de Outubro, possivelmente com um preço médio entre 40 e 50 dólares. Se você não tem Gothic 3  e está planejando comprar Arcania, a pré-venda é o melhor caminho.

Porém, eu recomendo cautela. A data escolhida pela JoWood para o lançamento do jogo pode ser uma destas ironias do destino, uma vez que este novo capítulo da franquia está demonstrando ser uma possível infantilização da série. Se o trailer anterior já tinha colocado uma pulga atrás da minha orelha, o novo, novíssimo trailer divulgado durante a Gamescon não melhorou minhas expectativas:

Com um CGI de provocar risos em seus similares dos anos 90, o trailer só melhora quando exibe a engine gráfica em ação, claramente superior à qualquer coisa que os animadores tenham usado. Apesar da música utilizada não ser aquela bizarrice do outro dia, tampouco está à altura dos outros exemplares da franquia. Assistindo o trailer, fica-se com a impressão de que Arcania é apenas outro RPG genérico, com um certo fetiche em esqueletos e zumbis.

Para que eu não seja acusado de perseguição, a própria página do jogo no Steam aponta algumas "funcionalidades chave" de Gothic 4: "ACESSIBILIDADE: Uma história amena, controles e uma interface intuitiva, travamento no alvo e um sofisticado sistema de dicas". Que jornada, Gothic! Da complexa e aberta trama do primeiro jogo para uma história que qualquer idiota pode entender. Da árdua luta pela sobrevivência com golpes calculados para uma trava automática de golpes. De um enredo que se desdobra e missões complicadas para um sistema de dicas, para que ninguém fique perdido! E não podemos esquecer da "Insane Character Customization"! Afinal, não há nada que um jogador de RPG mais goste do que trocar a roupa de seu personagem!

Minha sugestão? Gothic 2 Gold Edition em promoção no GOG por apenas 6 dólares! Com um desconto de 40%, um verdadeiro clássico do RPG e ápice da série Gothic, por menos de dez reais... Uma ótima pedida enquanto aguarda as primeiras análises de Arcania: Gothic 4.

Ouvindo: Doom Soundtrack - Intermission From Doom

Um comentário:

José Guilherme Wasner Machado disse...

Eu acho que Gothic 4 não vai infantilizar-se... seria um desperdício de mercado, num momento em que a maioria dos compradores de games são adultos. O que eu acho provável é que ele siga o mesmo caminho da maior parte dos RPGs... ou seja, a homersimpsação, para se tornar palatável para o público mainstream. Infelizmente, quase todas as mídias tem seguido esse caminho. Parece uma tendência irreversível! :(

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity