Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

1 de agosto de 2010

Filhos da Revolução

deus-ex-human-revolution-2010-deus-ex-pc-game-screenshots O próximo capítulo da franquia Deus Ex, o promissor Deus Ex 3: Human Evolution, ainda nem saiu mas já tem anunciada a produção de um livro que contará eventos anteriores ao jogo. Considerando-se que este capítulo é um prelúdio do primeiro jogo, teremos no papel o prelúdio do prelúdio... um pouco mais para trás e teremos uma história ambientada em nosso tempo mesmo.

Deus Ex: The Icarus Effect sairá no próximo ano e narrará a luta do soldado das forças especiais Ben Saxon e da espiã Anna Kelso contra forças secretas que conspiram contra o futuro da humanidade. Ao esbarrar em terríveis segredos, suas ações podem salvar a raça humana de um terrível destino ou condená-la.

Se o enredo parece conter cada clichê distópico disponível nos manuais cyberpunks, o autor tampouco inspira confiança. James Swallow é que poderia ser chamado de adaptador profissional, tendo no currículo livros baseados em Jornada nas Estrelas, Warhammer 40K, Judge Dredd, Stargate e outros. Swallow também contribuiu com o roteiro de jogos como Necrovision, Killzone 2 e o próprio Deus Ex 3. Nenhuma de suas obras teve uma repercussão memorável ou recebeu prêmios. Não espere, portanto, um novo Neuromancer. Por outro lado, com tanta bagagem, não há o menor risco de Swallow produzir uma bomba absoluta.

Jogando Deus Ex

Conforme eu prometi, estou jogando Deus Ex. O primeiro. O clássico. O controverso. Ainda não avancei o bastante no jogo para justificar um post completo. Apenas trago uma notícia boa e outra má.

A boa notícia é que finalmente consegui passar do tutorial. Anos atrás, quando tentei o jogo pela primeira vez, eu empaquei no teste final do tutorial e desisti de Deus Ex. Ele ficou todo este tempo na prateleira por causa de um simples robô praticamente indestrutível. Abordar o jogo como se fosse o seu FPS de todo dia é um erro crasso e me custou anos de vida. Agora, pensando no jogo como um RPG em primeira pessoa, o robô se tornou um ridículo obstáculo fácil de ser contornado. De fato, é muito mais simples quando você não está obcecado em destruí-lo. A máquina virou as costas, eu teclei na ponte a senha previamente encontrada, cruzei o canal e fechei o tutorial.

A má notícia é que ainda não consegui vencer a primeira missão! Eu já entendi que matar tudo que se move não é a melhor abordagem. Deus Ex não é um FPS, repitam comigo! Entretanto, evitar todos os combates é uma tarefa hercúlea. E, quando o inevitável acontece, a resposta das armas não é a aquela que eu esperava. O que temos? Uma pistola que não mata com um tiro certeiro na cabeça, um rifle sniper que também não mata com um tiro certeiro na cabeça, uma mini-besta que dispara dardos que demoram longos segundos para derrubar. A melhor arma até agora é o bastão eletrificado, que derruba na hora. Mas sua carga não está durando a missão inteira e na hora em que os terroristas decidem me fazer de alvo, correr na direção deles com um bastão não é uma solução inteligente. Stealth é a chave. Mas é uma rota tensa, longa e que exige um bocado de paciência...

Ainda é cedo para perceber as nuances da história, seus gráficos não envelheceram bem e sua jogabilidade é algo com o qual eu ainda vou ter que me adaptar. Infelizmente, se Deus Ex não tivesse uma legião de elogios, ele já teria voltado para a prateleira, em caráter permanente.

Mas eu tento.

Start

Ouvindo: Skinny Puppy - Process

11 comentários:

Bruno disse...

Hahaha! DX é um pouco complicado no começo mesmo.
Mas vou te dar umas dicas:
Logo quando começou o jogo, vc distribuiu seus pontos de forma eficiente? Vc pode especializar seu personagem de várias formas. Se, como eu, vc prefere um personagem mais focado em stealth, Hacking, Lockpicking, Eletronics, Rifles, Pistols, e Swiming são os mais importantes. Quando e o quanto vc deve evoluir cada já é com vc.

Seu sniper rifle não mata com um tiro pq vc não acerta na cabeça. Vc precisa colocar mais pontos em Rifles ou colocar Mods de estabilidade na arma p/ ter um tiro preciso.

Na primeira missão, seu melhor amigo é o crossbow, vai por mim. Demora alguns segundos, mas nessa missão apenas um tiro certeiro é o suficiente p/ derrubar um inimigo. Atire e corra sempre que possível (a não ser que vc erre e eles não tenham te notado, daí vc deve esperar outra oportunidade), pegando um por um. Estude a rota dos inimigos humanos e, prepra uma emboscada. Se tiver alguma granada, mesmo se for granada de gás, as coloque numa parede por onde vc sabe que eles vão passar e acabe com eles. Se tudo der errado, corra p/ perto de um dos dois robôs aliados p/ que eles resolvam o problema p/ vc.

Ah, e não se esqueça de jogar os corpos de seus inimnigos em algum lugar escuro p/ que não alertem outros inimigos de sua presença.

Fora isso vc já sabe: sempre agachado no canto mais escuro possível até que uma boa oportunidade se apresente.
E outra: sempre, sempre explore todos os cantos possíveis e imagináveis de cada missão. DX tem muitos, muitos segredos, muitos deles bem escondidos, mas que valem muito a pena encontrar.

LocoRoco disse...

Não querendo colocar pressão, mas estou esperando muito o teu review para ver seu eu jogo esse jogo. xD
Ateh

José Guilherme Wasner Machado disse...

Putz, tenho até vergonha de confessar, mas eu comprei esse jogo há ANOS e até hoje não joguei. Na época, era porque ele não tinha captions e eu estava com muita dificuldade de decifrar os diálogos em inglês, o que me desanimou. Desde então, volta e meia sinto vontade de jogar este que é um dos RPGs mais elogiados da história. Com os posts do Retina, desconfio que dessa vez eu vou animar de vez!

C. Aquino disse...

Valeu pelas dicas, Bruno! Consegui passar da primeira missão e já estou na metade da segunda. Para a primeira, eu tive que me acostumar com a idéia de que o dardo funciona no esquema "Atire e corra". Agora, a partir da segunda missão (incluindo aí o longo tour pelo quartel da UNATCO) o jogo começa a brilhar de verdade. Com um único upgrade, o rifle sniper se tornou uma opção de verdade e a pistola stealth é a arma perfeita. Entrei no ritmo do jogo agora e a história e o universo estão mostrando suas garras!

C. Aquino disse...

Quanto aos diálogos, camarada Wasner, eles tem legenda em inglês (e seria infernal, se não tivessem!). Mas a primeira cutscene do jogo não tinha nada! E eu imagino que algo muito importante para a trama foi dito ali...

Bruno disse...

Hum... Estranho isso de não ter legendas na introdução, Aquino e Wasner. Tentem isso: no menu inicial do jogo, cliquem em Settings -> Game Options. Se a opção Subtitles não estivem em "ON", esse é o problema. Se não for isso, não sei o que pode ter acontecido. Mesmo o primeiro CD de Deus Ex que comprei tinha as legendas p/ as cutscenes e p/ as falas durante o jogo em si. Hoje tenho a versão Game Of The Year e esta também tem as legendas p/ todas as falas.

Caso minha dica resolva o problema, é só clicar em Intro no menu inicial do jogo p/ ver aquela mesma cutscene, sem precisar criar outro jogo.

José Guilherme Wasner Machado disse...

Valeu pelas elucidações, Aquino e Bruno! O que ocorreu foi justamente eu não ter visto legendas na (importantíssima) introdução, e não ter encontrado, na ocasião, opção para subtitles. Provavelmente foi orelhada minha, ou talvez os subtitles tenham sido incluídos posteriormente, em algum patch. Mas meu CD tá guardado com carinho, então é só assoprar a poeira e tentar de novo! :)

C. Aquino disse...

Mais uma dica: eu não vi as legendas da introdução por um problema de resolução! Jogando em 1366x768, não apenas toda a interface fica pequena demais para ser compreensível, como também as legendas da introdução desaparecem abaixo da tela!! Mudei para 800x600 e as legendas apareceram como mágica!

Anônimo disse...

GRANDIOSO GAME!

Anônimo disse...

EU TENHO DEUS-EX PARA O PLAYSTATION 2 E EU CONSIDERO UM DOS MELHORES GAMES QUE EU JA JOGUEI NA MINHA VIDA!PARA QUEM TEM UM PS2 E NÃO SABE, EM 2002 LANÇARAM A MESMA VERSÃO DO PC PARA O PS2,COM ALGUMAS MELHORIAS,COMO NA INTERFACE.ESTE GAME É INCRIVEL,ELE TEM DE TUDO,VOÇE PODE CUMPRIR AS MISSOES COMO BEM ENTENDER,SEJA NA BASE DA PORRADA OU NO STEALTH.NO COMEÇO DO JOGO SUA MIRA É BEM RUIM ,MAS CONFORME VOÇE VAI AVANÇANDO NAS MISSOES,VOÇE GANHA PONTOS DE EXPERIENCIA E SUA MIRA FICA CADA VEZ MAIS FIRME NO ALVO.NO COMEÇO EU ATÉ CHEGUEI A DEIXAR O GAME DE LADO,MAS DEPOIS FUI ME ACOSTUMANDO E PUEGUEI DE VEZ.CURIOSIDADE:NA PIRMEIRA MISSÃO DO JOGO EXISTE UM NAVIO NAUFRAGADO E É POSSIVEL ENTRAR DENTRO DELE,ELE FICA NO SEGUNDO CAIS DA ILHA DA ESTATUA DA LIBERDADE!

Alex Souza disse...

Lembro que quando joguei pela primeira vez, sai como Rambo atirando pra todo lado nessa primeira missao. A base da estatua é bem guardada. Pra minha surpresa, na segunda vez que joguei essa missao descobri uma rota alternativa em que vc evita a maioria dos tiroteios, escalando o muro :). Foi esse tipo de surpresa que me fez me amarrar em Deus Ex.
Aquino, nao desista do jogo agora, vai avançando e tentando descobrir alternativas de resolver as missões.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity