Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

8 de agosto de 2010

Em Boa Companhia

Ilton-Hotel

Ao entrar no (H)ilton Hotel em Deus Ex, movido pela curiosidade, dei uma olhada na lista de hóspedes na recepção. Para minha surpresa, dois nomes eram conhecidos: Gabriel Syme e Hippolyta Hall. Se estes dois eram mais duas pistas da imensa quantidade de referências contidas no jogo, por que não os demais? Tirei um screenshot e fui ao Google.

Gully Foyle é o protagonista do livro de ficção-científica The Stars My Destination, de Alfred Bester. A história foi publicada originalmente em quatro partes em uma revista do gênero em 1956(!). O enredo é basicamente uma adaptação de O Conde de Monte-Cristo, onde Gully Foyle é abandonado para morrer no espaço, mas escapa de seu terrível destino e, através de muita dedicação e estudo, se transforma em alguém capaz de executar sua vingança. Apesar da história ter sido escrita na década de 50, ela antecipou muitos conceitos que fariam parte da literatura cyberpunk: o controle exercido por sinistras megacorporações, uma visão sombria do futuro da humanidade e modificações corporais cibernéticas. O texto completo está disponível legalmente (em inglês) em http://www.american-buddha.com/starsmydestinationtoc.htm, com direito a prefácio de Neil Gaiman.

Gabriel Syme é o principal personagem de The Man Who Was Thursday, de G. K. Chesterton. Escrito em 1908(!!), ele narra as desventuras de Syme ao se infiltrar em um poderoso e misterioso movimento anarquista, enquanto tenta deter o temido levante que derrubará todos os governos da Terra e, ao mesmo tempo, descobrir a identidade secreta de Sunday, o carismático líder do grupo. A atmosfera do livro resvala constantemente no surrealismo e na paranóia e seu final é quase indecifrável. Chesterton discute amplamente a natureza da Anarquia, da Autoridade, do Bem e do Mal. O texto completo em inglês está disponível de graça em http://manybooks.net/titles/chestertetext99tmwht10.html.

Paul Denton é o irmão do personagem principal de Deus Ex e a razão primária para o jogador visitar o hotel.

Oberst Enzian é um personagem secundário do livro Gravity's Rainbow, do enigmático autor Thomas Pynchon. "Pynchon", cuja verdadeira identidade ninguém além de seu editor conhece, é famoso por suas narrativas herméticas que sempre apresentam duras críticas às mazelas de nossa sociedade, principalmente o consumismo e a apatia. Este livro, segundo a Wikipédia, "subverte muitos dos tradicionais elementos do enredo e do desenvolvimento de personagens". Oberst Enzian é o sobrevivente de um massacre na África, perpetrado pelos alemães no início do século XX. Ironicamente, ele se torna um comandante alemão, passando a trabalhar para os responsáveis pelo seu trauma. O livro não está disponível em domínio público, mas tem seu próprio Wiki em http://gravitys-rainbow.pynchonwiki.com/wiki/index.php.

Smilla Jaspersen é a protagonista do livro Smilla's Sense of Snow, de Peter Høeg. É uma das referências mais modernas do grupo, visto que o livro foi publicado pela primeira vez em 1992. A história narra a obsessiva investigação feita por Smilla a respeito da morte de uma criança das vizinhanças: a polícia afirma ter sido um acidente, mas Smilla descobre uma profunda conspiração. A trama é um subterfúgio para temas mais complexos como preconceitos, especificamente os atritos entre os nascidos na Groenlândia e os naturais da Dinamarca, e a relação entre os indíviduos e a sociedade circundante. Também não se encontra disponível oficialmente na internet.

Lyta Hall Hippolyta Hall é, para mim, o grande enigma da lista de hóspedes. A personagem tem origem nas histórias em quadrinhos da DC Comics e, de forma resumida, é a filha da Mulher Maravilha da Terra Paralela. Ela tinha os mesmos poderes da mãe e assumiu a identidade de Fúria. Isso, antes da Crise nas Infinitas Terras... Depois do evento que reestruturou o Universo, ela passou a ser filha de outra personagem, a primeira super-heroína Fúria. Sua história fica ainda mais confusa depois disso, quando ela engravidou de seu marido morto e deu à luz uma criança, Daniel, que viria a se tornar o novo Senhor dos Sonhos... Mais pra frente, ela e seu finado marido foram aprisionados dentro do Senhor Destino e acabaram parando no Inferno, de onde foram resgatados por Daniel e convidados a viver para sempre no Sonhar. Tremo só de pensar que possa existir alguma relação de Hippolyta Hall com Deus Ex.

O jogo se mostra cada vez mais uma sucessão de camadas interativas com tramas dentro de tramas, sensações dentro de sensações, um mistério para ser percebido a cada passo. Ainda é cedo para escrever minhas segundas impressões sobre Deus Ex, mas posso adiantar que ele te prende, te arrasta e se nega a te deixar ir embora...

Ouvindo: Anachronox - Mugmugtheme

4 comentários:

Fagner (Stigmata) disse...

O que eu queria mais saber você não respondeu, tem uma semana que o blog não é atualizado. Deus Ex está te prendendo tanto assim? hauhuah

C. Aquino disse...

Eu ia comentar no parágrafo final, mas achei que ninguém estaria interessado... A verdade é que meu filho esteve doente deste quarta-feira à noite com rotavírus. Hoje, ele apresentou melhoras significativas, felizmente. O pouco tempo extra que eu tive, eu usei descansando. Obrigado por perguntar!

Bruno disse...

Não tenho filhos, mas posso imaginar sua preocupação. Tive asma quando criança e minha mãe (meus pais se divorciaram quando eu era muito pequeno e passava apenas alguns finais de semana com meu pai) passou incontáveis horas no hospital comigo quando tinha crises. Até hoje, 20 anos depois e morando em outro estado, ela não dorme direito quando fico doente, por mais simples que seja.

Enfim, se vc anda vasculhando os cenários de DX, deve ter notado que de vez em quando há trechos de vários livros, incluindo o The Man Who Was Thursday, espalhados por todo canto. Não quero dar spoiler, mas quando vc for p/ Paris, procure o livro que tem mais um trecho de The Man Who Was Thursday. Aquele trecho me fez comprar o livro (que ainda está em stand-by na prateleira, infelizmente).
Só esses trechos de livros presentes no jogo dão um post inteiro.

Melhoras p/ seu filho. =)

Hawk disse...

Melhoras para seu filho, Aquino. Um abraço e saúde.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity