Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

14 de julho de 2010

Vocês Querem Diálogo? Toma Diálogo!

John Cleese Ao comentar sobre as mudanças de direção assinaladas para Dragon Age 2, eu mencionei uma teoria de Shamus Young que relaciona a linearidade dos RPGs atuais com a implementação dos diálogos gravados em áudio. A teoria defende que os altos custos de produção associados ao processo de dublagem estariam provocando uma redução no número de opções disponíveis para a história.

O que dizer, então, do recente anúncio de Georg Backer, o produtor de áudio de Fable III?

"(…) o jogo terá 47 horas de diálogo. Isso significa que o game tem quase dois dias inteiros de falatório desenvolvidos em 460 mil palavras.

Segundo o produtor, os personagens não repetirão suas falas dentro do game. Cada uma das 32 tipos de inteligência artificial está apta para dizer 2000 falas diferentes."

Para conseguir essa façanha, foi contratado um time de 80 dubladores, incluindo o legendário ex-Monthy Python John Cleese, na voz do mordomo Jasper.

Ouvindo: Aphex Twin - Ghost In The Shell

5 comentários:

Marcel Skywalker disse...

Caramba, o diálogo pra mim é algo que dá aquele "toque a mais" num game, e caramba(de novo!), 47 horas de diálogos é como pedir por uma bicicleta no natal e ganhar um Nissan 350Z!Depois de saber que o Fable 3 ia ter sua versão pro nosso adorado PC, essa informação só me fez querer cortar os pulsos pra não ter de aguentar até o dia da estreia hehe, show!

Fagner (Stigmata) disse...

Concordo com o jovem acima. Fable foi o melhor RPG que joguei, e finalmente o III terá uma versão pra pc, e ainda com esse monte de dialogos bem maior que uma saga de filmes é um prato cheio, depois do fiasco que foi o 2 sendo exclusivo pra XBOX, lamentável.

Breno disse...

Peter molineux é conhecido por prometer demais! Isso me lembrou de um quadrinho chamado stolen pixels que o mesmo shamus young faz. Procura lá por uma história chamada "max blame". Faz uma pequena satira ao Peter.

Breno disse...

Peter molineux é conhecido por prometer demais! Isso me lembrou de um quadrinho chamado stolen pixels que o mesmo shamus young faz. Procura lá por uma história chamada "max blame". Faz uma pequena satira ao Peter.

C. Aquino disse...

Molineux encontrou a galinha dos ovos de ouro com a série Fable. Eu arriscaria dizer que é o seu trabalho mais lucrativo. Não acredito que ele vá derrapar em sua pricipal fonte de renda. Já quanto ao Projeto Milo, esse sim arrisca ser um delírio de visionário. De qualquer forma, o quadrinho que você mencionou está em http://www.escapistmagazine.com/articles/view/comics/stolen-pixels/7511-Stolen-Pixels-191-Max-Blame-Part-2. E, realmente, é tão engraçado quanto verdadeiro.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity