Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

12 de julho de 2010

Adrian Shephard Voltou!

O mundo o esqueceu. G-Man o esqueceu. A Valve o esqueceu. Mas agora ele está de volta e pode ser a última esperança da raça humana!

Em 1999, o oficial Adrian Shephard de um grupo de forças especiais americanas recebeu a missão de desembarcar com sua equipe na instalação científica conhecida como Black Mesa e neutralizar toda e qualquer força hostil existente no local. No seu caminho, monstros alienígenas, forças invasoras de outra dimensão e Gordon Freeman. Era o excelente derivado da série Half-Life conhecido como Opposing Force. Desde o final do jogo, nunca mais se ouviu falar de Adrian Shephard... até agora.

Beyond Black MesaQuase dez anos depois, em 2008, um grupo de cineastas independentes, após o sucesso de seu primeiro curta, se perguntou: "e agora?". Se o primeiro trabalho era uma demonstração de paixão ao universo de Star Wars, o segundo seria uma ode às idéias da Valve. Surgia o projeto Beyond Black Mesa. E Adrian Shephard voltaria:

"Inspirado na série de jogos eletrônicos Half-Life, Beyond Black Mesa é uma curta-metragem repleto de ação focado em Adrian Shephard e um grupo de combatentes da resistência que estão lutando para sobreviver em um mundo pós-apocalíptico. Quando um exército de soldados do Combine prepara um elaborado de ataque para exterminar aqueles que restaram, a resistência deve alertar os outros sobreviventes da invasão em massa, ou encarar a realidade da extinção da raça humana."

O projeto levou dois anos para ser concluído e reuniu um grupo de desapegados "guerrilheiros" do cinema, que investiram suas horas vagas e mais de mil e duzentos dólares para trazer de volta aquele que todos esqueceram. O resultado final será conferido pela primeira vez durante o festival de cinema AOF Fest, na Califórnia em 23 de Julho. O curta está, inclusive, concorrendo em duas categorias no festival: a primeira, como Melhor em Ficção-Científica. O diretor, produtor, editor e ator Brian Curtin recebeu indicação para Melhor Ator Estreante de Ação (em Curta).

Enquanto o curta completo não é liberado, ficamos por aqui com o trailer da produção:

Ouvindo: Bauhaus - She's in Parties

5 comentários:

Fagner (Stigmata) disse...

Meu amigo, você não sabe a emoção que tive ao ler nome Adrian Shephard no RSS, por 30 segundos achei que seria um novo lançamento da Valve, ou uma possível sequencia de Opposing Forces. Mas mesmo assim, não me decepcionei pela noticia, esse curta foi a melhor coisa que vi nos ultimos meses, na categoria.

Bruno disse...

Só agora venho percebendo que um grande número de personagens dos games, principalmente os de ação, tem nomes e sobrenomes parecidos ou até iguais. Tenho visto o nome Shepard e variantes em vários jogos. Mass Effect, COD: Modern Warfare 2 e alguns outros que me fogem o nome no momento.
É engraçado notar também que muitos deles carregam nomes bíblicos e geralmente fazem referência a algum "salvador", "traído" e etc, e o fato do personagem ser um herói, anti-herói ou vilão abre uma gama surpreendente de supostos significados.
Alguém mais que jogou DX lembra do personagem principal, J.C. Denton (Jesus Christ?)? E de seu irmão, Paul Denton (apóstolo?)?
Dava um post isso aí, hein Aquino?

C. Aquino disse...

Boa sugestão, Bruno! Em Half-Life, o herói chama-se "Homem Livre" e o protagonista de Quake 4 é Kane (forma inglesa de Caim) e em ambos os casos o nome tem um significado para a trama. Vou levantar mais alguns casos...

Bruno disse...

Outro que lembrei agora também e, caso vc faça o post, de certeza não pode deixar de comentar: Isaac Clarke.
Ainda não terminei o jogo (por falta de tempo... P/ ir comprar mais papel higiênico), mas não consigo deixar de pensar que há alguma coisa similar entre o personagem de Dead Space e o personagem bíblico, uma pessoa usada como instrumento da prova de fé de Abraão. Afinal, "sacrifício humano" parece descrever muito bem a situação de Isaac Clarke pelo que joguei e li até agora.

Não pesquisei isso este caso específico, mas assim como até hoje se discute o significado do nome J.C. Denton de DX, imagino que o mesmo aconteça com Dead Space.

Den disse...

Isaac Clarke do Dead Space é uma mistura de Isaac Asimov e Arthur C. Clarke, dois escritores de ficção cientifica, a produtora do jogo deu o nome em homenagem a eles.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity