Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

24 de junho de 2010

Salvando o Passado

Anachronox é um dos meus jogos favoritos que se perderam nas brumas do tempo e que quase ninguém jogou. Com sorte, talvez você o encontre em alguma loja para vender, uma vez que ele foi distribuído no Brasil pela extinta Greenleaf. Esqueça o Steam ou o GOG, por que ele não está lá. Por razões óbvias, não posso fornecer nenhuma outra informação alternativa de como você pode fazer para experimentá-lo.

Tempos atrás eu mencionei o Anachrodox como uma imensa biblioteca digital sobre tudo que existe a respeito do jogo:

"Originalmente criado por membros da equipe de desenvolvimento como um depósito de documentos técnicos sobre como modificar o jogo, Anachrodox evoluiu para um imenso museu com quase 5GB de informação e sustentado por um único e dedicado fã. William "Creaper" Johnson compilou a documentação original arquivada por Lucas "TheZealot" Davis, extraiu arquivos da instalação do jogo, reuniu material raro disperso pela Internet, acrescentou todos os itens do (agora quase impossível de achar) DVD Machinima de Anachronox e deu prosseguimento ao projeto."

Infelizmente, o Anachrodox desapareceu da face da Terra. Após a reformulação do Gamespy e sua pletora de sites Planet Alguma Coisa, o Planet Anachronox também deixou de existir. Atualmente, um dos melhores RPGs de ficção-científica que eu tive o prazer de conhecer está restrito às lembranças de uns poucos privilegiados.

Ou será que não? Neste endereço, não me pergunte como, você pode encontrar TODO o conteúdo do finado Anachrodox em formato .RAR. Baixando (mais de 4GB!) e descompactando, será como ter todo o site em seu HD, incluindo artworks, trailers, vasta documentação técnica para modders e outras raridades.

E, se você acha que eu sou maluco em baixar o equivalente a um DVD inteiro apenas para preservar um site sobre um jogo de quase dez anos atrás, talvez você esteja certo. E você não jogou Anachronox. Somando o Anachrodox com o raro DVD duplo com o Machinima que eu tenho, são mais de 12GB de informação, muito mais do que os três CDs do jogo em si. Esta é a medida de minha simpatia por Sly Boots e sua intrépida trupe de loosers.

Anachronox

Ouvindo: Ramones - Locket Love

8 comentários:

Bruno disse...

Aquino, aproveito que por mais uma noite fui capaz de dormir apenas 3 horas (esta já é a quinta seguida...) e o assunto do post p/ fazer duas sugestões "gamísticas". Desde já peço desculpas. Este comentário será quilométrico.
Já li sobre seu "triste histórico multiplayer" e, se não me falha a memória (e esta vive falhando, talvez até por causa da insônia), também nutre uma certa antipatia por MMOs. Pois bem, talvez estas sugestões consigam reverter este "triste histórico".

GhostX: http://ghostx.gamekiss.com/main.jce

Metro Action RPG... Estes novas nomenclaturas sempre me fazem rir. Mais dia menos dia surge um "3D SciFi Space Shooting Warfare Online RPG". Não dê muita bola pro projeto de site achado no lixo, o jogo é realmente muito bom.
Se quiser testar o jogo, me mande uma mensagem de texto pelo jogo que te ajudarei com mais informações (é só clicar no ícone do celular). Meu nick, ou IGN, como dizem agora, é Susej.

ACE Online: http://ace.subagames.com/
E não é que o "3D SciFi Space Shooting Warfare Online RPG" já existe?
Se vc gostava de Sonic Wings do SNES, vai gostar de ACE Online. "3D SciFi Space Shooting Warfare Online RPG" resume o jogo quase perfeitamente.
Se decidir testar o ACE Online, E se decidir ir pro server Prelude E se escolher a nação BCU E precisar de ajuda, mande-me um email pelo jogo. Meu nick lá é Mastema.

E é "só" isso.

Éder R. M. disse...

Anachronox! Fantástico! AMO esse game. É uma experiência fantástica, inesquecível, vai do sublime ao ridículo, do engraçado ao dramático, do fabuloso... ao mais fabuloso ainda! Pena que, por causa da Eidos, a sequência nunca saiu.

Esse é o meu 3° jogo favorito de todos os tempos! O meu top 5 de jogos eletrônicos, aqueles que pra mim são ARTE e que vou amar pra sempre são:

1° - Deus Ex (o primeirão!)
2° - Outcast (da finada Appeal, na época a Infogrames distribuia)
3° - Anachronox (Joguem! Joguem! Joguem!)
4° - Grim Fandango (dos bons tempos da Lucasarts)
5° - Sacrifice (da também finada Shiny e Interplay)

Por um lado, é meio decepcionante que meus 5 jogos favoritos, sejam, respectivamente, de 2000, 1999 e 2001, 1998 e 2000 (de novo). Desde então, joguei inúmeros games divertidos, com gráficos estonteantes, mas nenhum que, para mim, ameaçasse o reinado desses cinco. :)

Por outro lado, isso mostra que nem só de tecnologia vivem os games... eles precisam de alma! Daquele 'algo mais' que os faça realmente inesquecíveis.

Viva Anachronox!

natanprog disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

C. Aquino disse...

Conseguiu encontrar o ISO, Natan?

natanprog disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

C. Aquino disse...

Se não conseguir com o sujeito, me avisa! Aí, eu tento subir os ISOs para um site desses aí ou coloco no Google Drive. Poderia dividir em vários RAR também, se facilitar o download. Enfim, se precisar, me dê um toque.

natanprog disse...

Carlos, eu consegui os DVDs anox_disc1.iso e anox_disc2.iso

Prints :P

http://i.imgur.com/9dyKA9A.png
http://i.imgur.com/NsVTdoG.png

consegui aqui => http://www.gog.com/forum/anachronox/anachronox_the_movie_as_bonus_content/post21

e obrigado xD

natanprog disse...

...algumas páginas do PlanetAnachronox, podem ser encontradas aqui --> Internet Archive - PlanetAnachronox

Eu consegui fazer um backup das páginas no meu pc, utilizando esse programa --> Wayback Machine Downloader

Se te interessar Carlos(ou alguém que venha até este post), aqui está o backup

Vai ser necessário ter o Apache para que os links internos do site, funcionem corretamente

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity