Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

6 de junho de 2010

Raízes da Revolução

O trailer de Deus Ex 3: Human Revolution está causando furor entre os jogadores e suscitando inflamadas discussões sobre a possibilidade deste título superar o primeiro da série ou não.

Muito se comenta também sobre as influências cyberpunks percebidas no trailer. Paul Millen analisou o vídeo a fundo, pausou, tirou screenshots, revirou sua coleção de DVDs e conseguiu listar todas as referências presentes no trailer de Deus Ex 3.

A primeira influência citada por Millen também foi percebida pelo Éder R. M., que aponta a citação ao quadro "Lição de Anatomia do Dr Nicholaes Tulp" de Rembrandt:

Deus Ex 3  Rembrandt

Em seguida, como lembrado por Marcos A. S. Almeida, temos alguns toques de "Blade Runner":

Deus Ex 3

Blade Runner Blade Runner

A influência de "Blade Runner" não se restringe às variações de luz e tom nos ambientes, mas também está presente em vários pontos da atmosfera. E está nitidamente visível no close do olho:

Deus Ex 3

Blade Runner

A paisagem urbana em Deus Ex 3 apresenta similaridades com a própria Los Angeles de "Blade Runner", mas traz também elementos de outros ícones culturais. Para Millen, há sinais da cidadela de Midgar, de Final Fantasy VII, e holofotes que remetem à Neo Tokyo de "Akira".

Deus Ex 3

Midgar

Deus Ex 3

Neo Tokyo

Inegavelmente, existem elementos da série "Ghost in the Shell". Nelson percebeu isso e Millen também. Este exemplifica pela cena da "camuflagem termóptica", onde tanto a tecnologia quanto o ângulo foram homenageados:

Deus Ex 3

GITS

E "Ghost in the Shell" volta a ser citado com o braço-arma:

Deus Ex 3

Ghost in the Shell 2

"Akira" volta a mostrar sua influência nas sequências que envolvem o tumulto e o confronto entre civis e tropas de choque:

Deus Ex 3

Akira

Akira

Assim como em "Akira", uma jornalista também narra o conflito em tempo real:

Deus Ex 3

Akira

E a cena da aterrisagem, que eu supunha ser uma citação a "Matrix", na verdade tem raízes mais profundas, a remeter também a "Ghost in the Shell":

Deus Ex 3 Ghost in the Shell Paul Millen cita mais algumas cenas, mas a árvore genealógica de Deus Ex 3 já está mais do que clara a esta altura do campeonato. Resta agora saber, como Millen também teme, se o terceiro capítulo da franquia que falhou no capítulo anterior será capaz de criar algo original ou terá mesmo que se erguer sobre o ombro de gigantes para se sustentar.

Ouvindo: Prodigy - Poison

6 comentários:

Bruno disse...

Seu último parágrafo já resume quase tudo que eu pretendia dizer aqui.
"Resta agora saber, como Millen também teme, se o terceiro capítulo da franquia que falhou no capítulo anterior será capaz de criar algo original ou terá mesmo que se erguer sobre o ombro de gigantes para se sustentar."[2]
E digo mais: se conseguirem estragar esse jogo, vou xingar muito no twitter depois. Sério!

Felipe disse...

Você podia falar um pouco sobre o primeiro deus ex, porque estou perdido. ^^

Marcos A. S. Almeida disse...

Bom, com TODAS essas referências, teóricamente ficará um grande jogo, mas é esperar pra ver...De minha parte, torço pra que não seja um RPG/RPG e sim um RPG/FPS como MASS EFFECT 2.É só pegar mais essa referência...

Éder R. M. disse...

Caro C. Aquino, obrigado pela citação quanto à pintura de Rembrant!

Fui à página citada, de Paul Millen, e deixei uma mensagem lá comentando a óbvia referência à Ícaro e Daedalus (como eu havia escrito no outro post) pois fiquei perplexo por Millen não tê-la mencionado! Uma clara sugestão de que se a humanidade tentar ir longe demais, poderá acabar se destruindo.

E caro Macos Almeida, eu não quero parecer um fã xiita e hardcore, mas eu discordo TOTALMENTE da sugestão de Deus Ex 3 ser influenciado por Mass Effect. Se você não é um admirador do primeiro DX, por favor não torça para a ruína do 3° game assim como a própria Eidos arruinou o 2° (Invisible War)!

Qualquer um que tenha apreciado DX 1 pode dizer que o jogo construiu uma identidade própria muito forte que facilmente o destaca da "multidão".

Ele é sem dúvida um híbrido FPS / RPG, com destaque para o RPG, mas sem esquecer da ação! Se o jogador quiser, pode se especializar em armas pesadas e jogar como um Rambo do começo ao fim. Se não, pode ser o oposto. Criação de avatar muito personalizável.

Pessoalmente, acho o primeiro Deus Ex mais completo e criativo do que Mass Effect, que por vezes é um game demais simplificado.

O primeiro DX conquistou uma legião de prêmios e fãs sendo justamente do jeito que ele era. O segundo, tentou ser uma versão simplificada, e o que aconteceu? Rejeição por parte da crítica e de público.

Imaginem se Half-Life 2 fosse bem diferente do HF 1? Seria um fiasco!

O alicerce de DX está todo no primeiro jogo. É só os desenvolvedores não simplificarem elementos demais, atualizando apenas o que possa ser necessário (e criar uma história tão instigante e poderosa quanto a do primeiro) que DX 3 já nascerá um clássico como DX 1 foi.

Se bem que já anunciaram que a saúde será auto-regenerativa, como em Halo, quando no primeiro havia dano localizado em cada parte do corpo (muito mais realista). Mas não vou julgar nada antes do que game estar pronto, é claro.

O mais importante de DX é a sensação de "mundo real", jogabilidade híbrida de FPS / RPG, personagem customizável, ambientes com múltiplos caminhos e soluções (que não exijam sempre simplesmente a morte de outros NPCs), vários NPCs para se interagir com reações diferentes dependendo de nossas ações e história de primeiro nível, que induza a pensar e tenha um pé firme em questões filosóficas, científicas e humanas. Se tudo isso se manter, vou ficar muitíssimo feliz. :-)

C. Aquino disse...

Pelo visto, Deus Ex é mesmo um divisor de opiniões. Eu me sinto impotente diante do fogo cruzado por não ter tentado jogá-lo com afinco, sem poder dar minha visão. Combinemos: assim que eu concluir Overlord (breve, análise), eu instalo Deus Ex.

Bruno disse...

Aquino, dado o seu perfil gamer, que posso estimar ao ler seus posts, tenho certeza de que não vai se arrepender. Quando terminar, por favor, faça um post sobre o jogo.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity