Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

12 de junho de 2010

Cinco Fatos que Você Não Sabia Sobre Dead Space

Contém spoilers.

Durante minha tensa jornada pelo interior da Ishimura, procurei saber sobre todas as curiosidades possíveis a respeito do jogo Dead Space. Mesmo após concluído este mergulho no pesadelo, continuei pesquisando detalhes que poderiam ter escapado durante a luta pela sobrevivência. Alguns destes fatos talvez você já conheça... outros, podem tirar o seu sono.

Mensagens Secretas

A mais famosa das mensagens escondidas dentro do jogo surge a partir da letra inicial de cada um dos doze capítulos:

New Arrivals
Intensive Care
Course Correction
Obliteration Imminent
Lethal Devotion
Environmental Hazard


Into the Void
Search and Rescue


Dead on Arrival
End of Days
Alternate Solutions
Dead Space

"NICOLE IS DEAD". Este é um segredo que não chega a estragar a narrativa, uma vez que despista o maior segredo do jogo: a identidade de quem já sabia deste fato desde o princípio. Curiosamente, acontece uma batalha com um Chefe de Fase no final de cada "palavra". E, em cada capítulo que forma a palavra "DEAD", morre um NPC.

Entretanto, a mais oculta das mensagens secretas aparece nos próprios escritos da Unitologia escritos em sangue nas paredes. A chave para este mistério aparece ao concluir o jogo. Após os créditos, a tela de conclusão do último capítulo aparece escrita em "unitologês":

End Game

Normalmente, estaria escrito aí: 'Dead Space', 'Chapter 12' e 'Completed'. Considerando-se então que a cada letra do nosso alfabeto corresponde um símbolo na língua alienígena, alguns jogadores determinados jogaram tudo novamente e começaram a traduzir as mensagens nas paredes, preenchendo as letras que faltam seguindo a lógica e criando um alfabeto completo.

A maioria das frases está no clima do jogo, mesmo que 99% dos jogadores não as decifrem: "Unidade é eterna"; "A Morte é apenas o começo"; "O sacrifício é inevitável"; "Não tenha medo e reúna-se com o sagrado: Altman nosso mártir, nosso pioneiro".

Continuando suas pesquisas, porém, descobriu-se um bloco de hieróglifos que aparecia uma vez em todos os níveis:

Mensagem SecretaO que estava escrito? "Você acredita? deadspace.ea.com/ibelieve Sua luz mostrará o caminho. Nós deixamos um presente para você."

Mas, o que isto significa?? Seria uma conspiração?? No endereço eletrônico (que não funciona mais...) havia as regras da brincadeira: encontrar doze códigos escondidos em cada nível do jogo.

CheatsEscondidos como??? Em cada nível existe um símbolo que brilha verde se você mover sua lanterna sobre ele. Para os donos da versão para Xbox do jogo, o símbolo podia ser um Y ou um X e o código final seria YXYXXYXXYXXY. Para os donos da versão para PS3, o símbolo podia ser um T (de Triangle) ou um S (de Square) e o código final seria TSTSSTSSTSST. Para os donos da versão para PC do jogo, não existe símbolo, não existe código, desculpe-nos por fazê-lo perder seu tempo.

Depois desta longa e complicada tarefa de decifração, você poderia digitar o código com o jogo em pausa e receber o FANTÁSTICO prêmio de 5 nodes extras. E só.

Morrendo com Estilo

Um dos maiores atrativos de Blood e jogos de sua época era que a morte de seus oponentes era sempre uma animação previamente renderizada. Tudo bem que cada tipo inimigo atingido, digamos, por um tiro da flare gun morria sempre da mesma maneira. Mas as mortes eram tão criativas e, por que não dizer, sádicas, que era impossível enjoar delas. Hoje em dia, cada inimigo abatido "morre" em tempo real, com sua animação criada na hora pela engine, geralmente com alguma física bizarra aplicada e um ou outro bug.

Dead Space traz de volta parte deste sabor antigo. Mas com uma reviravolta masoquista: as animações de morte só acontecem quando Isaac Clarke morre. Uma vez que o primeiro instinto de um jogador é manter seu personagem vivo, é bem provável que você, assim como eu, não tenha visto todas as formas possíveis de morrer neste jogo... Graças ao YouTube, agora você pode testemunhar o que os Necromorfos tinham em mente pra você:

FPS para o Xbox?!

Dead Space não nasceu como um survival horror sombrio do jeito que conhecemos. No começo, havia armas, havia luzes de neon e havia o Xbox. O primeiro Xbox. Em 2006, ele já existia como um protótipo rodando no console, mas, por algum motivo interno, possivelmente o fim do ciclo de vida da plataforma, o título foi adiado em mais dois anos e se tornou o jogo temos hoje.

Em 2009, durante um evento de animação, o Diretor de Arte Ian Milham mostrou o vídeo abaixo como parte da apresentação "Creating Horror and Immersion with the Art of Dead Space".

Algumas artes conceituais mostram também duas criaturas que foram cortadas do produto final. Estranhamente, é possível encontrar estas imagens até hoje em sites conceituados como se fossem uma amostra fiel do jogo:

dead-space-beta-01dead-space-beta-06dead-space-beta-08

Carne de Açougue

Em busca da perfeição na caracterização da grande quantidade de carne disforme no jogo, seus designers foram até as últimas consequências. Como relata Tracy Espeleta, uma assistente de produção do jogo, o time encomendou uma autêntica peça de carne no açougue e estudou atentamente como ela reagia a diferentes agressões. Ela esclarece que nenhum animal foi ferido durante a pesquisa e que a carne tinha sido reservada para uma festa e então cancelada no último minuto. Entre mandar a peça para o lixo e colocá-la à disposição de um bando de loucos com um estranho brilho no olhar, o açougueiro tomou a decisão que geraria o festival de repulsa que vimos no jogo.

Tracy conta que ela mesma foi responsável por socar o porco morto com a fúria de Rocky, o Lutador. Em seguida, prosseguiu-se com sucessivos cortes na musculatura da carcaça, análise da entranhas e outras atividades salutares.

Meat Meat 02Somando este relato com os bizarros vídeos encontrados na pasta do jogo, eu diria que eles fizeram mais do que Tracy nos conta. Possivelmente, deixaram a carcaça apodrecer e filmaram o processo... Se você tem estômago forte, confira um dos vídeos de que eu estou falando em http://www.youtube.com/watch?v=8eDxlYQRK4E.

Outras Vidas de Isaac Clarke

Dead Space foi desenvolvido pela Visceral Games, ainda que a empresa não tivesse esse nome na época. Então, se alguém pode ser considerado responsável pela terríveis tormentos que Isaac Clarke atravessa em sua obstinada busca pela amada, esse alguém são eles. Não satisfeitos em jogá-lo nas piores situações possíveis, eles reaproveitaram o personagem em outros título: ele volta como um personagem jogável na edição européia de Dante's Inferno. Depois da Ishimura, o pobre coitado atravessa outro inferno atrás de outro amor... O skin faz parte da "Death Edition", que também traz o poema original de Dante no pacote, junto com um artbook e documentários de produção.

DanteMas seu sofrimento termina por aí (pelo menos até Dead Space 2). Isaac Clarke também dá as caras em outros títulos mais amenos, seja curtindo uma partidinha de golfe em Tiger Woods 10 ou dando umas voltas de skate em Skate 3.

Skate 3 Army of Two - PSP MySims

Tiger Woods

Ouvindo: Oingo Boingo - Dead Man's Party

2 comentários:

Hawk disse...

Em um dos níveis, existe uma "Pedra de Roseta".

Na verdade, em uma parede existe todos os símbolos e seus respectivos caracteres.

C. Aquino disse...

É verdade: http://pra.la/00Up. Está no capítulo 6.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity