Está circulando pela Internet uma imagem comparativa entre as dimensões dos universos virtuais dos jogos:
A imagem da discórdia está gerando uma série de discussões no estilo "meu mundo é maior que o seu". A imagem e seus respectivos números ignoram alguns fatores como escala correta, proporção dos elementos presentes nos jogos, velocidade de deslocamento do personagem principal, marketing da desenvolvedora etc. Na falta de uma métrica autêntica e auditada, eu prefiro algo mais abstrato como "sensação de magnitude", uma espécie de ilusão de perspectiva diretamente proporcional à quantidade de informações que o jogo e sua direção de arte lançam sobre seus sentidos. Desta forma, milhas e milhas de cenários sem vida ou necessidade não podem ser mais significativos que alguns poucos metros repletos de interatividade, criatividade e ação. Como essa "sensação de magnitude" deriva da fórmula jogo x jogador, naturalmente sempre haverá aqueles que dirão: "meu mundo é maior que o seu". E todos eles estarão certos.
Ou, resumindo o parágrafo anterior: "o tamanho não importa, mas sim o prazer proporcionado".
Mas... já que estamos falando de números, por que não acrescentar mais alguns títulos à lista? E por que não converter tudo para quilômetro quadrado também? Em ordem de grandeza puramente matemática, sem nenhum mérito de valor, segue:
- Elder Scrolls III: Morrowind – 25 km quadrados
- S.T.A.L.K.E.R: Shadow of Chernobyl - 29 km quadrados
- GTA San Andreas – 36 km quadrados
- Fallout 3 - 38 km quadrados
- Elder Scrolls IV: Oblivion – 41 km quadrados
- Two Worlds – 42 km quadrados
- Horizon – 51 km quadrados
- Sacred 2: Fallen Angel – 57 km quadrados
- Ultima Online – 77 km quadrados
- Far Cry 2 – 80 km quadrados
- Superman Returns – 207 km quadrados
- World of Warcraft (sem expansões) – 207 km quadrados
- Everquest (sem expansões) – 233 km quadrados
- Operation Flashpoint Dragon Rising – 349 km quadrados
- Star Wars: Galaxies – 517 km quadrados
- Burnout Paradise – 517 km quadrados
- True Crime Streets of L.A. – 621 km quadrados
- Just Cause 2 - 997km quadrados
- Cidade do Rio de Janeiro – 1.182 km quadrados
- Asheron's Call - 1.294 km quadrados
- Test Drive Unlimited – 1.294 km quadrados
- Mancha de Óleo no Golfo do México – 9.900 km quadrados
- Fuel – 14.400 km quadrados
- Guild Wars Nightfall – 38.849 km quadrados
- Estado do Rio de Janeiro - 43.696 km quadrados
- WWII Online – 44.547 km quadrados
- Lord of the Rings Online – 77.700 km quadrados
- Elder Scrolls II: Daggerfall – 161.600 km quadrados (gerados randomicamente)
- Goggles – 510.000.000 km quadrados (a área da Terra)
- Minecraft – 4.200.000.000 km quadrados (até oito vezes a área da Terra, em teoria)
2 comentários:
Realmente quase não dá pra acreditar...
Rapaz....Será que tudo isso é realmente necessário, eu nunca tinha reparado o quanto o cenário de GTA III era pequeno...
Postar um comentário