Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

21 de abril de 2010

Saqueando o Cadáver: Dead Space

Unitology Encerrada a jornada de Isaac Clarke aos abismos negros do horror, o que resta fazer em Dead Space? "Jogar outra vez!", alguém poderia dizer. E, de fato, uma vez que você complete o jogo em qualquer nível, ele destrava o mais desafiador nível de dificuldade, libera uma série de bônus e permite até que você mantenha todo o seu equipamento para mais um "passeio" pela Ishimura. Mas não é disto que eu estou falando. Estou falando, é claro, de saquear o cadáver.

Meus alvos prioritários em relação a Dead Space seriam sua trilha e seus efeitos sonoros. E se eu usei o verbo no futuro do pretérito é porque deu tudo errado. Para minha infelicidade, todos estes arquivos estão espalhados em diversas pastas e subpastas na raiz, uma para cada capítulo da história, no exótico formato .STR, que, por sua vez depende de arquivos .SNU guardados em 348 pastas dentro do diretório Dead Space\audiostreams\. Essa confusão é proposital, já foi utilizado em outros jogos e ninguém conseguiu ainda uma forma satisfatória de extrair algo coerente dali. O fato da própria EA Games oferecer a trilha sonora do jogo para audição em seu site ajuda a explicar a impossibilidade de salvar a música de Dead Space.

A melhor opção para quem deseja preservar um pouco da experiência de Dead Space para a posteridade reside na pasta chamada Dead Space\Movies\En\. Como o próprio nome diz, nela estão armazenados todos os vídeos do jogo, em inglês. Entretanto, a EA Games não deixaria tudo assim fácil para nós. Os arquivos tem o obscura formato .VP6. Obscuro? O VP6 é um antecessor do VP8, que nada mais é que um codec de compressão de vídeo que pode revolucionar a Internet. Mas, antes da revolução chegar, existia o VP6. Existe uma lista de programas capazes de executar arquivos neste formato, de programas capazes de convertê-lo para formatos mais mundanos e de codecs para outros programas.

Como a cada projeto de saquear o cadáver dos jogos meu computador ganha um programa novo, eu decidi não baixar nenhuma novidade desta vez. Arrisquei utilizar um conversor que eu já tinha por aqui, o excelente (mas pouco amigável) "S.U.P.E.R" (Simplified Universal Player Encoder & Renderer). E, de fato, funcionou! Você pode arrastar todos os 81 arquivos .VP6 do diretório para a interface do programa, selecionar o output para o formato que você gosta mais e iniciar a conversão. De acordo com as configurações que você escolher, pode ser que os resultados sejam diferentes... Portanto, deixo abaixo um registro das minhas opções (clique para ampliar):

SUPERSEu reconheço que converter 81 arquivos sem saber no que vai dar pode ser uma atividade entediante. Na pasta dos filmes de Dead Space nós temos não apenas as cutscenes, mas também TODOS os videologs do jogo, aquelas pequenas transmissões que os NPCs mandam para Isaac Clarke e outros. Eu normalmente filtraria os mais interessantes pelo tamanho. E posso adiantar o conteúdo de alguns vídeos:

  • attract.vp6 é um assustador teaser do próprio jogo, embalado por uma cantiga de ninar, enquanto a câmera passeia pelo matadouro espacial que se tornou a USG Ishimura. Admito que nunca tinha visto este vídeo antes e que, mesmo após completar o jogo, ele dá calafrios na espinha. Por outro lado, NÃO se dê o trabalho de convertê-lo. Existe uma versão melhor, disponível para download no Game Trailers.
  • vidlog_1_1.vp6 é a primeira versão da mensagem de Nicole para Isaac Clarke.
  • se_10_4.vp6 contém um discurso do fanático Dr. Mercer.
  • se_1_3.vp6 é um imitação de um vídeo promocional da USG Ishimura, mostrando as qualidades da nave e sua tripulação. Não me lembro de ter visto esse durante o jogo...
  • vidlog_11_3.vp6 provavelmente não deve interessar a ninguém: é a mensagem de Kendra quando ela se despede de Isaac.
  • vidlog_1_6.vp6 traz um vídeo de Kendra e Hammond se comunicando com Isaac, quando são interrompidos...
  • vidlog_4_2.vp6 mostra o destino do capitão da USG Ishimura. Vale notar que este vídeo contradiz o que foi visto no média-metragem Dead Space: A Queda.
  • se_1_1.vp6 é um dos vídeos mais valiosos, uma vez que traz um completo storyboard da sequência de abertura do jogo, com vozes preliminares em cima de uma desenhos que foram claramente desenhados no papel.
  • vidlog_12_1.vp6 é o mais importante vídeo do jogo. Ele traz a segunda e definitiva versão da gravação de Nicole para Isaac Clarke.

Dead Space - Nicole

  • Atenção: Os vídeos que começam com vid0**-*.vp6 contém as imagens mais perturbadoras possíveis envolvendo vermes, carcaças e formas de vida não-identificáveis. Ou foram utilizados como referência para a produção do jogo, ou existe algo muito errado acontecendo nos estúdios da Visceral Games. Não converta e assista após o almoço ou na frente de pessoas sensíveis. Isso não é brincadeira.
Ouvindo: New Order - Shellshock

9 comentários:

Anônimo disse...

fiquei com vontade de ver esses videos pertubadores com vermes e carcaças

C. Aquino disse...

Eu já sabia que isso ia interessar alguém...

Hawk disse...

Aqui o SUPER não funcionou. Ele não reconheceu nenhum dos arquivos. Qual outro programa você recomenda?

C. Aquino disse...

Eu temia isso... Como eu instalo vários programas simultaneamente, é possível que o codec tenha vindo junto em OUTRO programa. Antes de tentarmos qualquer alternativa, você arrastou os arquivos para dentro da lista do SUPER? Eu acho que pelo menu | open não funciona. Se arrastou e não funcionou, então é uma questão de codec mesmo. Você pode tentar instalar o famoso K-Lite Codec Pack ou ir em http://www.free-codecs.com/download/VP6.htm e instalar o codec específico do VP6. Como eu fiz as duas coisas antes de tentar o SUPER, não posso dizer com certeza qual é o método mais adequado... Uma última dica, o VP6 do último link só instala o codec mesmo; o que dá impressão de que nada foi instalado, uma vez que não tem interface. Mantenha-me informado para que eu possa atualizar o post!

Marcos A. S. Almeida disse...

Fala amigo.Você deixou a gente com muita curiosidade sobre esse vídeo, então tive que procurar um pouco e achei esse aqui http://www.youtube.com/watch?v=8eDxlYQRK4E
É mais ou menos isso ou não têm nada á ver?

C. Aquino disse...

Desenterrei um monstro... sim, esse é um dos vídeos. Um dos menos pesados.

Hawk disse...

Testei com o codec VP6, mas também não funcionou, ele está instalado, mas (quase)nenhum player que testei os rodou. O VLC rodou alguns, mas sem áudio.
Instalei o K-Lite, além de não rodar os .vp6, meu player - jetaudio - não rodava mais arquivos .flv, tive que desinstalá-lo.

C. Aquino disse...

Configurações são um negócio complicado mesmo. Eu acho que eu dei a sorte de conseguir alinhar os codecs (e os planetas) para converter os vídeos. Não deixe, então, de conferir o trailer disponível no Gametrailers ,que é o melhor do lote, no final das contas. Depois, eu vou tentar localizar os outros no YouTube, para não deixar ninguém na mão...

Hawk disse...

Este trailer eu já vi a algum tempo. Tenho ele salvo em alta resolução aqui no meu HDD.

Fiquei curioso para ver os outros vídeos que você comentou, de preferência com áudio, principalmente o "vidlog_4_2.vp6".

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity