Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

17 de março de 2010

Saqueando o Cadáver: Turok Evolution

Lord Tyrannus Ultimamente eu tenho me esquecido desse tópico aqui no Retina Desgastada, a fina arte de saquear o cadáver de jogos instalados e copiar os arquivos interessantes. Ficaram de lado Half-Life 2 e suas expansões, assim como Dark Messiah of Might and Magic e o recente Turok Evolution. O primeiro eu vou continuar devendo, por que não estou muito animado para baixar tudo de novo pelo Steam. O segundo vai sair logo, logo, ainda que eu tenha que reinstalar. Hoje o nosso alvo é mesmo Turok Evolution.

Apesar das falhas do jogo, alguma coisa de valor pode ser extraída do diretório de instalação do jogo. Apesar da instalação demorada, a recompensa vale a pena.

Começando pelo desafio mais fácil: recuperando os vídeos. Na raiz de instalação de Turok Evolution existe uma pasta com o nome de Data. Dentro dela, em diversas subpastas, está 99% de todo o material do jogo. E, em /Data/Video/ temos 8 vídeos em formato .AVI prontos para serem salvos. Na minha opinião, os mais relevantes são attract.avi, que funciona como uma espécie de trailer do jogo, e o hilário intro.avi.

Extrair as músicas de Turok Evolution, por outro lado, é um trabalho de paciência. Dentro da pasta /Data/Sound/ existe um gigabyte de arquivos em formato .TRE. Camuflado ali dentro, as músicas que você quer e os outros sons do jogo. Recomendo a ferramenta Game Extractor para a tarefa. Apesar de existir um arquivo com a extensão .AD6 na pasta, ele pode ser ignorado. Vamos nos concentrar nos .TRE. Para conseguir as músicas, você terá que abrir um por um com o Game Extractor e procurar pelos arquivos maiores dentro de cada um, partindo do princípio que arquivos maiores significam sons mais longos, que provavelmente são músicas... Extraia esses arquivos usando o Game Extractor e você terá um punhado de documentos com nomes amigáveis como File 00036 e todos sem extensão alguma. Coloque manualmente a extensão .WAV neles e você terá faixas que podem escutadas em qualquer programa de música. Infelizmente, o resultado final tem volume baixo, há o risco de você deixar alguma música de fora e os nomes originais da trilha sonora são uma incógnita. Porém, dentro dos limites da legalidade, essa é a única alternativa, uma vez que a trilha não foi comercializada.

Um pequeno adendo: Turok Evolution não nega suas origens nos consoles. No interior da pasta Data, existe um diretório chamado Memcard e, dentro dele, três subpastas: Gcube, Xbox, PS2. Eu fico me perguntando pra quê, pra quê esse desperdício de espaço no PC?!

Ouvindo: Lonnie Johnson - Toothache Blues - part II

3 comentários:

Hawk disse...

Use um programa que renomeie automaticamente e você não precisará colocar a extensão de forma manual. Eu recomendo o File Renamer: http://www.webxpace.com/software/freeware.shtml#FileRenamer , ele é super simples e fácil de usar. Uso uma versão antiga dele - 1.1.5 - a mais de 6 anos, as últimas estão muito cheias de frescuras, mas ele continua excelente.

Marcos A. S. Almeida disse...

Amigo, pelas últimas postagens vejo que você REALMENTE gosta de trilhas sonoras.Portanto, me vejo na OBRIGAÇÃO de recomendar a trilha sonora de SHADOW of the COLOSSUS (PS2).É simplesmente uma das melhores trilhas que já ouvi!Durante o jogo ela é o fator definitivo para uma completa imersão no jogo.Infelizmente não sei onde , e nem sei se existe um lugar para baixar a trilha.De qualquer forma , recomendo.

C. Aquino disse...

Valeu, Hawk. Eu também uso um programa para renomear arquivos em lote, o velho, desconhecido e descontinuado The Rename Program.

Obrigado pela dica, Marcos. Eu já tinha a trilha do Shadow of the Colossus, mas, talvez por não ter tido a oportunidade de jogar o título, ela não me impressionou na época. Eu vou reescutar para ver se mudo de opinião.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity