Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

25 de janeiro de 2010

De Quem é a Culpa?

Avatar - The Game Enquanto Avatar caminhava a passos largos para se tornar o filme de maior bilheteria da História, os executivos da Ubisoft se reuniram, trocaram idéias, assistiram apresentações em Powerpoint, tomaram café, demitiram alguns estagiários e atravessaram a madrugada tentando entender as baixas vendas do jogo inspirado no filme do século. Contrariando o bom-senso, eles chegaram à seguinte conclusão:

"O fato do filme ter saído em Dezembro foi um problema potencial e isso de fato resultou em um problema. Nós achávamos que o jogo poderia continuar a vender após o Ano Novo. Será difícil no futuro adquirir os direitos de filmes que estréiem em Dezembro, porque é muito arriscado, e pode não capturar as vendas de Natal."

É uma Lei do Mercado de jogos: todo Natal, jogadores e parentes de jogadores vão às compras atrás de novidades para colocar embaixo da árvore. Passadas as festas, o mercado esfria. Está explicado o fracasso do jogo de Avatar! A análise do Gamerview (e de praticamente todos os sites coerentes de jogos) está completamente equivocada? Então, a causa da má-recepção do jogo não está "no erro comum das missões repetitivas e que não empolgam" ou "a falta de capricho na modelagem dos Na’vis"? O problema não é "que a história do jogo não adicione nada ao universo criado por James Cameron"? Engraçado. Eu tinha a impressão de que os desenvolvedores não tinham assistido ao filme, uma vez que, no jogo, você pode optar pelo lado dos humanos e passar o resto do tempo mandando bala nos nativos do planeta, mandando o enredo e a mensagem original às favas. Mas, vejo que me enganei. A culpa é do Natal.

Avatar - Game 02

O pessoal da Ubisoft não é tão estúpido ou não estariam no mercado por tanto tempo. Yves Guillemot, o CEO da empresa, faz um mea culpa e admite que, talvez, o jogo não tenha sido "bem polido":

"Nós queremos ter certeza que, com esse tipo de jogo, nós tenhamos tempo para polir as arestas tanto quanto desejarmos. A pressão para o lançamento do filme é sempre difícil em nossa indústria, então eu gostaria de dizer que nossa meta no futuro é garantir que tenhamos esses jogos prontos com bastante tempo de antecedência."

Avatar A bola da culpa cai dessa vez no colo dos filmes e do pouco tempo que os desenvolvedores tem para lançar o jogo simultaneamente. Não que isso tenha atrapalhado tantos outros jogos no passado, excelentes adaptações, mas, geralmente essa pressão é um fato. E, no caso de Avatar, não é desculpa: James Cameron estava trabalhando no projeto desde 1994, quando escreveu um esboço do roteiro. Em 2005, havia um clipe de demonstração da tecnologia nas mãos dos executivos da Fox. Em 2007, as câmeras começaram a rodar. Falta de tempo? Pressão para lançar? Esse foi um dos filmes mais demorados da História! Então, de quem é a culpa da Ubisoft ter começado a trabalhar em cima da hora?

Fecho o post com palavras proferidas pelo próprio James Cameron, em junho do ano passado: "Eu não quero que nada associada a Avatar seja meia-boca e estou muito satisfeito com este game, que é totalmente consistente com o que criei". Então, pode largar o dedo nos Na'vis? Eu entendi o filme errado?

Ouvindo: Magica - No Matter What

3 comentários:

Rodrigo P. Ghedin disse...

Wolverine foi não só o oposto (filme trash e jogo bom), como também mostrou que dá para fazer um game bacana e lançá-lo junto com o filme do qual é baseado.

Avatar: The Game e tantas outras adaptações fracassadas podem ser explicadas com uma palavra: ganância. Querem aproveitar o hype em torno do filme, aí fazem qualquer porcaria para vender a gamers casuais - sim, porque macaco velho parte do pressuposto de que adaptação de filme é ruim, e é difícil mudar essa ideia.

[]'s!

gamermaster disse...

Não pude ver o filme e muito menos joguei Avatar: The Game. São tantas as críticas que já li sobre o jogo que apenas irei assistir o filme. ^^
Mudando de assunto. Site da loja de video games no qual encontrei e achei muito bom por seu atendimento e os ótimos preços. Como dica valhe a pena conferir. ^^b
http://www.incrivelgames.com.br

Marcos A. S. Almeida disse...

A dica do site é válida , mas só têm pra consoles, PC " neves"...

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity