Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

10 de agosto de 2009

RE4: Polindo a Prataria

Apesar de minha constante experiência negativa com Resident Evil 4, olhando para as estatísticas de acesso do blog, percebo que estou isolado em minha repulsa pelo título. Muitos visitantes chegam até o Retina Desgastada em busca do cálice sagrado: como rodar Resident Evil 4 com suporte a mouse. Neste quesito, estou de consciência limpa que fiz minha parte (ao contrário da Capcom) para tornar a jogatina do usuário mais agradável.

Por outro lado, a adaptação para PC do jogo ficou feia. Feia de doer os olhos. O patch oficial da versão distribuída pela revista Fullgames melhora um pouco o produto neste aspecto. E , corrigindo vários bugs, essa atualização é essencial: http://patches.ubi.com/resident_evil_4/resident_evil_4_1.10_eur.exe. Um jogador não muito exigente poderia parar por aí.

Aqueles com conexão de banda larga e grande dose de paciência podem tentar o não-oficial Resident Evil 4 PC Texture Patch v2.0. O modder Albert Marin Garau fez o que a Capcom deveria ter feito: extraiu todas as texturas originais da versão Game Cube do jogo e aplicou em seu patch. As texturas que não estavam disponíveis na versão console, ele simplesmente redesenhou do zero com melhor qualidade. Apesar da soma total dos arquivos chegar a 1.4GB, o resultado impressiona. Confira abaixo Resident Evil 4 antes e depois do patch (clique para ampliar):

RE4-01

RE4-02

RE4-03

RE4-04

RE4-05    

Agora, se você está atrás de uma transformação mais radical do visual do jogo, então a ENB Series é a solução. O russo Boris Vorontsov é obcecado por acrescentar novas tecnologias gráficas a jogos antigos e desenvolveu por conta própria uma série de mods para vários títulos (GTA San Andreas, Half-Life 2, S.T.A.L.K.E.R., Resident Evil 4 e outros). Se os termos bloom, occlusion, indirect lightning, depth of field, motion blur e similares fazem algum sentido para você, então você já está salivando pela ENB Series. Caso contrário, confira as telas abaixo e entenda o que ele foi capaz de fazer com Resident Evil 4 (clique para ampliar):

RE4-ENB01 RE4-ENB02
RE4-ENB03 RE4-ENB04
RE4-ENB05 RE4-ENB06
RE4-ENB07 RE4-ENB08

Você pode baixar o mod do ENB Series específico para Resident Evil 4 na página de downloads do projeto. A boa notícia é que ele pesa apenas 98KB!! A má notícia, pelo menos para mim, é que ele não funcionou muito bem em minha configuração: além de derrubar o framerate, cada vez que o Leon se virava em alguma direção a imagem sofria uma espécie de reajuste que provocava vertigens, como se a profundidade de campo estivesse nas mãos de algum cinegrafista metido a Hitchcock... Como a ENB Series tem recebido elogios por todos os lados, deixo a dica por que sua experiência pode ser muito melhor que a minha.

O visitante Jefferson deixou algumas outras sugestões de mods para melhorar os gráficos de Resident Evil 4, mas eu não me senti motivado a testar. Tente por sua conta e risco:

E existe um fórum (em inglês) dedicado exclusivamente ao assunto de modificar o jogo: http://z6.invisionfree.com/Resident_Evil_4_PC/index.php

Ouvindo: Gogol Bordello - Your Country

3 comentários:

Jefferson disse...

Obrigado pela citação. Sucesso no blog. Leitor assíduo.

Hawk disse...

Obrigado pela dica.
Faz muito tempo que terminei o RE4 e nunca mais dei chance a ele, agora vou instalá-lo novamente.

Aquela terceira dupla de fotos, onde mostra o quadro, está estranha, o quadro é outro, totalmente diferente.

Anônimo disse...

Amigo, obrigado pelo UP, mas estes dois arquivos são para RE5 e não RE4. Serve pra deixar o jogo colorido, ao invés do original. Abraço.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity