Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

29 de junho de 2009

Ouro de Tolos

Há algum tempo atrás saiu a seguinte notícia em praticamente todos os sites e blogs sobre jogos que eu conheço:

O site MyMMOShop, especializado em comércio de moeda virtual para games do gênero MMORPG (como World of Warcraft, Warhammer Online, Age of Conan, EverQuest, entre outros), assinou acordo com a atriz pornô russa Anna Morgan para tatuar seus enormes seios com o nome do site e a URL. O acordo rendeu à atriz a bagatela de U$ 500 mil.

Uma estrela pornô participa facilmente de 50 a 100 filmes por ano, o que oferece ao MyMMOShop muita exposição pelo anos que virão“, afirmou a companhia em nota divulgada à imprensa. O acordo é de 2 anos, sendo que a tattoo não poderá ser removida ou alterada neste período.

Fã de jogos para computador, Anna Morgan, de apenas 19 anos, assinou contrato recentemente com a produtora norte-americana de filmes adultos Top Studios, da Califórnia. A atriz é considerada uma estrela pornô emergente na indústria do entretenimento adulto. Ela irá oficialmente arruinar seu belo par de seios naturais no dia 15 de junho. Alguém a impede, por favor!

A "verdadeira" Anna Morgan A reprodução acima é do Gamerview, mas eu podia ter tirado o texto de qualquer lugar. O que pouca gente, pelo menos aqui no Brasil, percebeu é que esta matéria é um linkbait.  Não existe Anna Morgan. Não existe meio milhão de dólares. Não existe tatuagem alguma.

A técnica do linkbait consiste em criar uma notícia, artigo, foto, vídeo ou qualquer outra coisa que atraia a atenção da mídia e gere um link para o site que se deseja promover. O sistema é muito parecido com o do marketing  viral, com a diferença que, neste, e em outros casos, a propaganda em si é uma completa mentira.

A fraude de "Anna Morgan" foi detectada por internautas em várias partes do mundo que tentaram localizar mais informações sobre a suposta atriz pornô e não encontraram absolutamente nada. Considerando a natureza da Internet e os meandros da indústria pornográfica, as chances de uma atriz não retornar nenhuma imagem em uma simples busca é nula. A mais famosa "Anna Morgan" das telas de cinema é a mãe da personagem Samara, na série de filmes "O Chamado"...

Alguns poucos sites, como o do jornal Examiner, publicaram um desmentido sobre o ocorrido. Outros, tentaram entrar em contato com a empresa responsável pelo press release duvidoso, sem obter qualquer resposta. Entretanto, a grande maioria, por pudores de realizar uma pesquisa mais profunda ou simples preguiça mantiveram a notícia em suas páginas, conduzindo uma legião de iludidos para um site que troca dinheiro de verdade por itens virtuais de um MMORPG qualquer. Quanta ironia!

Ouvindo: Front Line Assembly - humanity (kearley edit remix by dan kearley)

2 comentários:

Anonymous disse...

...isso mesmo, eu encontrei essa notícia no G1(noticias da globo)e fui atraz de Anna Morgan no google e nada!Até descobrir a farsa...
Agora que isso sirva de lição pra mostrar como é a seriedade[ou a falta de] dos nossos informantes mais populares.

Magaiver disse...

Eu lembro dessa história, tem gente que ainda cai.

Eu escrevi sobre isso no BlogMMO, mas até hj não corrigi por pura preguiça.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity