Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

2 de abril de 2009

Saqueando o Cadáver: Crysis

Crysis_5 Tudo bem que eu não vá jogar Crysis agora, mas, porque esperar até 2011 para usufruir de seus arquivos? Está na hora de saquear o cadáver...

Apesar da CryTek ter dificultado minha vida para rodar o jogo, extrair arquivos de seus diretórios não é tão difícil assim. Dentro da pasta \Game\ da instalação do jogo, você pode encontrar diversos arquivos .PAK esperando a ferramenta certa para descompactar seu conteúdo. Os mais interessantes são Music.pak e Textures.pak. O primeiro contém faixas da trilha sonora de Crysis em formato .ogg e o segundo está repleto de texturas em formato .3ds para os amantes de programas de edição em 3D. Para acessar este material, eu recomendo o programa Game Extractor.

O real desafio de saquear os tesouros do jogo está nos arquivos de vídeo. Por algum mistério inexplicado, a CryTek optou por salvar os vídeos do jogo no esotérico formato .sfd, do qual eu nunca ouvi falar. Você encontra estes arquivos na pasta \Game\Localized\Video\. Após muita pesquisa, consegui achar o utilitário SFD2MPG, que faz o serviço com apenas 347kb. A interface do conversor é muito simples, mas, para ele funcionar direito, tem um segredo: todos os arquivos .sfd que você quiser converter tem que estar na MESMA pasta do programa. Então, descompacte o SFD2MPG em uma pasta qualquer (não precisa instalar!) e copie para este diretório os vídeos .sfd que você irá transformar em .mpg (um formato mais amigável para qualquer Windows Media Player da vida). Para ser honesto, apenas dois vídeos guardam algum interesse para os aficionados: Intro.sfd e PS_Tutorial.sfd. O primeiro é a exuberante abertura do jogo, que descreve as capacidades da nanoveste utilizada pelos supersoldados. O segundo me deu a impressão de ser um tutorial para multiplayer. Entretanto, apesar de ter instalada na máquina a coleção de codecs de áudio e vídeo K-Lite Codec Pack, nenhum dos dois vídeos convertidos apresentou som. Alguns posts em fórum dão a entender que os algoritmos de áudio do formato .sfd são segredo de estado e poucos conseguiram extrair som de arquivos no formato.

Resultado? Um trabalho enorme para extrair dois vídeos mpeg sem som. Esqueça o parágrafo acima e vá direto ao Gametrailers, onde você encontra a abertura e o mesmo tutorial disponíveis em alta resolução, com áudio, para download em Windows Media Video, Quicktime, MP4 etc. Confira também uma vasta coleção de outros vídeos de Crysis. Para quê complicar, certo?

Uma última dica que foi muito útil em minha análise: para capturar screenshots do jogo, aperte F12. As imagens serão salvas na pasta \Meus documentos\My Games\Crysis\ScreenShots\.

Ouvindo: Heimataerde - Lebloser Koerper

Um comentário:

chipset disse...

Cara. Muito bom seu blog! Descobrir sem quere pesquisando por Blood! haha.

Você esta de parabéns pelo esforço de conseguir esses videos mesmo sem som.

Mas se crysis deixou a desejar na sua maquina ninja como no post abaixo, eu to colocando ele lá no fim da minha long lista proibida porque meu PC não é tão fodastico assim.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity