Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

19 de abril de 2009

Jogando: Duke Nukem 3D – Em Alta Resolução!

Quando eu teci altos elogios a Duke Nukem 3D e disse que não se faz mais jogos divertidos como antigamente, eu omiti um detalhe importante: eu não estou jogando a versão original do jogo. Conheçam Duke Nukem 3D High Resolution Pack (clique para ampliar):

Duke Nukem 3D High Resolution Pack (clique para ampliar)Este mod não altera nenhum detalhe da fantástica jogabilidade ou do enredo despretensioso que tornaram o título um sucesso incontestável.  O que seus criadores fizeram foi atualizar os gráficos do jogo com texturas de altíssima qualidade e modelos 3D mais adequados aos tempos de hoje. E a compatibilidade total com Windows XP e Vista ainda faz parte do pacote, sem precisar apelar para malabarismos técnicos.

O Duke Nukem 3D High Resolution Pack oferece:

  • O famoso EDuke32 port para Duke Nukem 3D (criado por TerminX e Plagman), baseado no JFDuke3D de Jonathon Fowler. Essa é o programa que permite que você rode o jogo com maior suporte a 3D e sem se preocupar com configurações de DOS de dez anos atrás.
  • Texturas de 32-bits, garantindo 4 vezes mais detalhes que a versão original.
  • Modelos em 3D, ao invés dos tradicionais sprites da engine.

Compare abaixo como fica um dos alienígenas do jogo antes e depois de aplicado o mod (clique para ampliar):

Duke Nukem 3D High Resolution Pack (clique para ampliar)

Não é nenhum Crysis, mas a experiência melhora significativamente para quem ficou (mal) acostumado com gráficos modernos. Considerando também que eu tentei, durante anos, rodar Duke Nukem 3D dentro do Windows XP, a facilidade proporcionada pelo mod é muito bem-vinda. Já falei que consigo rodar o jogo em 1360x768? Os puristas talvez possam torcer o nariz para essa versão, mas, como eu disse, acredito que as qualidades do jogo não estejam no aspecto gráfico, com todo o respeito pelo trabalho da 3D Realms...

O Duke Nukem 3D High Resolution Pack está disponível para download gratuito em http://hrp.duke4.net/download.php. A versão para instalação manual tem 285MB enquanto a versão com instalador tem absurdos 401.5MB (mas vem acompanhada também de músicas "remasterizadas"). A instalação manual, porém, não poderia ser mais fácil: descompacte o arquivo na mesma pasta onde você instalou o Duke Nukem 3D. Ou, se preferir, descompacte o arquivo onde você quiser e depois cole na mesma pasta o arquivo duke3d.grp do CD original do jogo. Clique em eduke32.exe para jogar e configure as opções de vídeo ao seu gosto.

Lembrando que este mod não é uma versão completa do jogo! Você ainda irá precisar do jogo original para desfrutar das vantagens do High Resolution Pack. Felizmente, o mod funciona também com a versão shareware de Duke Nukem 3D, disponível em qualquer site de download que se preze.

Ouvindo: Say-Y - Angels

7 comentários:

Hawk disse...

Este Duke Nukem 3D é o mesmo Duke Nukem 3D Atomic Edition?
No GoG.com eu só encontrei este último.

C. Aquino disse...

Atomic Edition é a versão definitiva de Duke Nukem 3D: ela junta os três capítulos originais, mais um capítulo extra e atualiza o jogo com os últimos patches. Atualmente, é muito difícil encontrar a versão original do jogo, já que a Atomic é claramente superior.

Hawk disse...

Obrigado pela resposta. Vou comprá-la na GoG.

Zimbabwe Christie disse...

Olá, sou fã de Duke Nukem e tenho esse pack High Definition no meu PC (Windows XP).
É possível executar partidas Multiplayer ONLINE com essa versão? Como faço? Do que preciso?

C. Aquino disse...

Duke Nukem não tem suporte nativo a partidas online, nunca teve. Ele foi criado em uma época onde a jogatina multiplayer era em rede local. Entretanto... desde aquela época havia programas e serviços terceirizados capazes de gerenciar partidas online, como o Kali e o Heat. A maioria deles não existe mais, mas para jogos como Duke Nukem, Blood e Shadow Warrior, foi criado recentemente um programa que cumpre essa função. O nome dele YANG, ele é gratuito e um tutorial em português de como usá-lo pode ser encontrado em http://www.dukenukem.com.br/forum/index.php?topic=104.0. Como multiplayer não é o meu forte, eu não experimentei, mas essa solução é muito recomendada.

Zimbabwe Christie disse...

Gratíssimo pela resposta.
Realmente estava difícil encontrar algum servidor que possibilitasse o multiplayer do Duke atualmente.
Eu era fascinado por jogar com amigos via Modem (apesar dos problemas quando a linha caía no meio da partida, e principalmente no que dizia respeito à conta telefônica).
Assim que possível seguirei suas explicações.
Obrigado e Parabéns sempre.
COME GET SOME!! - Zimbabwe.

Anônimo disse...

Desculpe minha ignorancia... Tenho uma rede local, onde os computadores estão conectados através de uma rede wireless - roteador Dlink.
Como faço prá jogar Duke High Resolution (eduke)na rede, com outros jogadores? Não consigo fazer isso... Se alguem tiver um tutorial, eu agradeceria muito...

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity