Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

24 de outubro de 2008

Gothic 3 : Sujando a Mão de Graxa

Gothic 3 Antes de começar a jogar qualquer título, faça como eu: atualize! No caso de Gothic 3, mais do que uma recomendação, este conselho é obrigatório ou você irá conhecer um dos títulos mais defeituosos da história. Você pode encontrar a atualização mais recente abaixo:

Corrigidos os problemas, o que mais pode ser feito para melhorar tecnicamente o jogo? Que tal alguns ajustes nos arquivos de configuração?

Removendo o Auto-Update

Uma vez que a distribuidora e os desenvolvedores brigaram entre si e o jogo já tem dois anos de idade, dificilmente haverá outra atualização. Então, por que continuar permitindo que o aplicativo conecte com a Internet e cheque se existe uma nova versão TODA vez que se quer jogar?

O problema é que o atalho que Gothic 3 cria para você jogar não leva ao jogo, mas ao programa de atualização (kupdate.exe) que depois chama o jogo.

  • Abra o atalho com o botão direito do mouse, clique em Propriedades e mude o caminho para Gothic3.exe.

Removendo a Introdução

É o mal dos jogos modernos. Antes de você ter sequer acesso ao menu, você é obrigado a ver o filminho com o logo do desenvolvedor, o logo da distribuidora, o logo do fabricante da placa de vídeo, o logo animado do jogo, créditos... chega!

Apertar Esc funciona para pular um de cada vez, mas existe um meio mais rápido para nunca mais ver isso em Gothic 3.

  • Na pasta Ini da sua instalação, localize o arquivo logo.ini (não confundir com log.ini) e apague todas as referências.

Habilitando Legendas

Não existe Gothic 3 traduzido para o português, então o jogador precisa conhecer outra língua para entender a trama. Porém, o jogo não traz legendas do texto falado. Qualquer iniciante de outro idioma sabe que é muito mais fácil ler do que tirar de ouvido uma língua estrangeira.

Ao contrário de outros jogos, os desenvolvedores não deixaram a opção de habilitar legendas no menu de opções. Mas ela existe.

Gothic 3 salva as configurações do usuário e os save games em uma pasta em Meus Documentos chamada de... gothic3. Dentro desta pasta existe um arquivo chamado UserOptions.ini. Abra este arquivo com o Bloco de Notas e altere a seguinte linha:

  • Subtitle=false para Subtitle=true

Recuperando um Save Game Corrompido

Rodando Gothic 3, não deixe aberto nenhum programa que abra janelas espontaneamente (como gerenciadores de download, programas P2P, programas de mensagens instantâneas etc.). O jogo pode ter dificuldades de retornar ao normal depois que perder o foco. Aconteceu comigo. E eu cometi a burrice de tentar um Quick Save mesmo sem nenhuma imagem na tela. O resultado foi um arquivo de save corrompido.

Imagine que você está jogando por horas sem salvar (isto significa que ou você é muito corajoso ou é muito distraído). E você só usa Quick Saves. E ele fica corrupto. É o fim de horas de dedicação.

Existem casos em que não adianta reclamar. O arquivo ficou inutilizado e pronto. Mas você pode ter a sorte de conseguir recuperar. Como eu.

Se seu arquivo de save aparece sem data e sem screenshot no menu de Load Save, a sorte pode estar do seu lado:

  • Na pasta gothic3, em Meus Documentos, localize o par de arquivos com o nome do seu save. Digamos, QuickSave.g3sav e QuickSave.g3savdat.
  • O primeiro arquivo deve ter cerca de 64KB, o segundo é bem maior, algo em torno de 2-3MB.
  • Se o arquivo .g3sav está com 0KB, delete porque não serve para mais nada. Copie um outro arquivo .g3sav qualquer e renomeie para o nome do arquivo deletado. Na tela de Load Save, a data e o screenshot estarão idênticos ao do arquivo copiado, mas as informações de jogo que realmente importam estarão intactas.
  • Se o arquivo .g3savdat está com 0KB, nada pode ser feito...

Gothic 3 - Paisagem

Ouvindo: Scatter the Ashes - From the Tops of Trees

10 comentários:

Anonymous disse...

nao consigo jogar o gothic demo causa:nao eh possivel encontrar d3dx9-29.dll

C. Aquino disse...

Esse erro possivelmente é causado por uma versão desatualizada do DirectX da Microsoft. Você encontra sempre a versão mais recente no link http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyId=2DA43D38-DB71-4C1B-BC6A-9B6652CD92A3&displaylang=pt-br. O programa irá baixar as atualizações via Internet e só funciona com cópias autênticas do Windows. Uma alternativa seria baixar apenas esta dll em http://www.dll-files.com/dllindex/pop.php?d3dx9_29 e salvar o arquivo na pasta C:\Windows\System32 (talvez seja necessário reiniciar o computador). Mas você corre o risco de precisar de outras dlls, que só o pacote atualizado do DirectX pode oferecer de uma única vez...

Anônimo disse...

oi, eu to com um problema no meu gothic 3.toda vez que eu tento usar o "new game" o jogo carrega até certo ponto e depois ele trava(mais ou menos uns 80%)



ajuda por favor

C. Aquino disse...

Eu não sei o que pode estar acontecendo. Normalmente, o jogo demora a carregar mesmo, mas um dia vai. Experimente instalar a última instalação e veja se seu PC atende aos requesitos mínimos que o jogo pede.

Anônimo disse...

oi gostaria de uma ajuda meu gothic 3 da erro de configfile e nao entra no jogo
agradeço des de ja

C. Aquino disse...

Se seu problema está relacionado à mensagem "Can't open configfile, see zSpy log for more details", aparentemente é um erro bastante comum. Infelizmente, é também um erro que não costuma ter solução fácil. Alguns usuários conseguiram resolver copiando os arquivos ini originais do jogo do DVD para o diretório de instalação. Outros usuários só conseguiram após reinstalar o jogo todo. E teve um caso que só obteve sucesso reinstalando o Windows!

Certifique-se de estar rodando a versão oficial do jogo e ter o último patch instalado.

Maicon disse...

Muito obrigado pelas dicas, estou jogando Gothic III atualmente, e essas dicas ainda valem... Já zerei o 1 e 2 a um bom tempo, hoje voltei a jogar o 3, ainda possuo o save que tinha guardado a uns 2 anos, voltei, estou LVL 19, que jogo bacana, quero zerar tbm para saber o que acontece com Xardas HAHHAhAha. Esse link do seu blog está nos meus favoritos a muitos anos, mesmo antes de eu ter um PC que rodasse o 3.

Anônimo disse...

Boa tarde, amigo. Tenho o Gothic 3 na Steam e fiquei sabendo ontem que existe uma versão Game Of The Year Edition dele. Você sabe me dizer as diferenças e se a da Steam já é a Goty? Obrigado.

C. Aquino disse...

A versão GOTY de Gothic 3 não é a mesma versão disponível no Steam. O jogo base é idêntico nos dois formatos, mas a versão GOTY contém alguns extras, como um making-of do jogo, poster (se comprado em mídia física) e uma prévia de Gothic 4 (que não tinha sido lançado na época). A menos que você seja um colecionador, não compensa correr atrás. Na verdade, se você está interessado apenas no jogo, não compensa nem mesmo o DLC The Forsaken Gods (falo disso aqui: https://blog.retinadesgastada.com.br/2013/08/nao-jogando-gothic-3-forsaken-gods.html).

Anônimo disse...

Muito obrigado pela rápida resposta!!

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity