Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

3 de junho de 2008

Atualize Já!

Jogadores de consoles tem uma facilidade que nós jogadores de PC não temos: eles compram o jogo, colocam a mídia no drive e começam a jogar sem preocupações. Nós temos que gastar tempo instalando e atualizando o jogo. A instalação é inevitável, cinco, dez, até vinte minutos escolhendo o diretório,  clicando em OK nas telas que aparecem, pulando o contrato, pulando o registro online, desmarcando o lixo agregado que tenta se instalar junto etc. Muitos jogadores acham que atualizar o jogo é opcional. Estão errados. Muito errados.

Era uma vez uma época em que a maioria dos jogos era amplamente testada e corrigida antes de chegar às prateleiras. Bravos voluntários chamados de beta testers passavam seus dias e noites sendo pagos para experimentar as novidades e anotar os bugs. Equipes de emergência eram chamadas para solucionar erros madrugada adentro. Compilações e recompilações depois, o produto estava pronto para ser lançado sem falhas. Esta fábula agora acabou.

No mundo real do século XXI, corporações ávidas por lucro instantâneo brandem o chicote sobre a equipe de desenvolvimento para que o jogo fique pronto o mais rápido possível com a menor equipe possível e, se possível, pulando a fase de testes. Datas estipuladas pelo departamento de marketing precisam ser cumpridas: o Natal está chegando! As férias de meio de ano estão chegando! A próxima feira de produtos está chegando! Se o orçamento de um jogo já estourou, embale o que estiver pronto e manda pra loja!

Não que não haja exceções. A Blizzard adiou o lançamento de Warcraft 3 até estar perfeito e só Deus sabe quando eles vão lançar Starcraft:Ghost. A Valve atrasou o lançamento de Half-Life 2 sucessivas vezes, mas entregou um produto redondo ao consumidor. A 3D Realms já reescreveu Duke Nukem Forever umas três vezes, totalizando mais de dez anos de desenvolvimento!

A ordem agora é lançar o jogo primeiro e corrigir os bugs depois. Muitos patches são lançados na mesma semana (ou no mesmo dia!) do jogo. Algumas destas correções não são compatíveis com os save games que você já tem! Então, imagine a situação: você está no meio do jogo, após vinte horas de jogatina, e descobre que não consegue passar de fase porque um bug faz o programa reiniciar o computador! Você, então, vai no site do fabricante e baixa uma atualização de 50MB que corrige o problema. Mas invalida seus arquivos salvos. O que acontece? Você tem que começar tudo de novo…

O que eu faço? Antes de jogar, eu passo pela inevitável tarefa de atualizar o jogo. Pode ser chato, pode demorar, mas previne dores de cabeça mais à frente. Fallout, um jogo da minha lista de favoritos, precisava de uma correção que não era compatível com os save games anteriores. Anachronox se tornou um jogo muito mais estável (e com a possibilidade de salvar em qualquer parte) graças a um patch. Painkiller tinha mais ou menos 300MB de atualizações. Elder Scrolls: Morrowind não tem atualização que dê jeito, mas eu pelo menos tentei. Age of Empires melhorou sensivelmente depois da versão 1.0C.

“Mas eu não tenho paciência para baixar estes negócios” ou “Eu não sei onde baixar"!”, você pode estar dizendo. Existe um macete para facilitar nossa vida: o serviço (gratuito) do GameShadow corre atrás das atualizações, baixa e instala automaticamente! Através do site (tem que cadastrar), você baixa o programa que irá analisar os jogos que você tem instalado na máquina. Concluída a análise, o programa vai verificar se os jogos precisam de atualizações, se os drivers de vídeo da máquina está em dia e até se o seu PC tem a última versão do DirectX. Por fim, o GameShadow apresenta uma lista de downloads, você marca os que quer e deixa o programa trabalhar: ele vai baixar todos os arquivos com seu gerenciador de downloads nativo e, se você permitir, vai instalar tudo no final.

Enquanto a indústria dos jogos para PC não melhorar seus parâmetros de qualidade e se aproximar da excelência da indústria dos consoles, resta a nós jogadores o compromisso de monitorar as versões e torcer para já terem lançado uma correção para aquele bug medonho que trava tudo…

Ouvindo: Megadeth - She-Wolf

Um comentário:

Hawk disse...

Jogadores de PC possuem o Steam.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity