Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

26 de maio de 2008

Jogo para os Ouvidos (parte 3): Popstar e Vampiros

Information Society - Kurt Halland ao centroÉ possível para um popstar se tornar um soturno compositor de música para jogos de vampiros como Legacy of Kain? Para Kurt Halland, a resposta é sim. Se você não está ligando o nome à pessoa, ele atendia pela alcunha de Kurt Valaquen quando era o compositor e vocalista da banda Information Society.

 

Se você não lembra (ou não sabe) o que foi o Information Society, eles formavam uma banda de tecnopop muito popular na virada dos anos 80/90, responsáveis por hits como "What's in your Mind?" e "Walking Away". Após um meteórico lançamento do primeiro álbum, a banda foi se distanciando progressivamente de suas origens dançantes e abraçando cada vez mais conceitos da cultura cyberpunk.

A ruptura final com a popularidade (e, consequentemente, com as vendas) veio com o quarto álbum, Don't Be Afraid (1997). Escrito e produzido sozinho por Kurt Halland, que se separara de seus companheiros, o álbum reflete bem o caminho que o astro estava disposto a seguir: recheado de ambiências sombrias e sons industriais, o disco estava mais próximo de ser a trilha de um jogo imaginário do que um disco para se tocar em boates. Dito e feito: quatro faixas do estranho álbum foram aproveitadas em trabalhos posteriores de Kurt na indústria dos jogos. Versões preliminares de "Closing in" e "On The Outside" foram usadas na versão 3DO de Ballz; a faixa instrumental "Ozar Midrashim" foi aproveitada como a música-tema da introdução de Legacy of Kain: Soul Reaver, que também utilizou um mix lento e instrumental de "Empty".

Depois de mais de 15 anos batalhando com bandas e uma carreira "normal" de músico, Kurt Halland mudou de rumo e se tornou engenheiro de som de jogos eletrônicos. Seus trabalhos incluem:

  • Legacy of Kain - Defiance 1995: Scooby-Doo Mystery — Sunsoft, Mega Drive
  • 1995: X-Men 2: Clone Wars — Headgames / Sega, Mega Drive
  • 1995: Ballz — PF Magic, 3DO
  • 1995: Nightmare Circus — Funcom Oslo / Sega, Mega Drive
  • 1997: Gex: Enter the Gecko — Crystal Dynamics, PlayStation
  • 1999: Legacy of Kain: Soul Reaver — Crystal Dynamics, PlayStation / Dreamcast
  • 2001: Legacy of Kain: Soul Reaver 2 — Crystal Dynamics, Windows / PlayStation 2
  • 2003: Whiplash — Crystal Dynamics, PlayStation 2 / Xbox
  • 2003: Legacy of Kain: Defiance — Crystal Dynamics, Windows / PlayStation 2 / Xbox
  • 2005: The Godfather — Electronic Arts, PlayStation 2 / Xbox / PC
  • 2005: Death Jr. - Backbone Entertainment, PSP
  • 2006: Death Jr. II: Root of Evil - Backbone Entertainment, PSP
  • 2007: Death, Jr. and the Science Fair of Doom - Backbone Entertainment, Nintendo DS

Atualmente, Halland é o diretor de áudio da Slipgate Ironworks, fundada pela lenda do mundo dos jogos John Romero. Recentemente, Halland também voltou a se apresentar esporadicamente com os antigos parceiros do Information Society.

Ouvindo: My Life With The Thrill Kill Kult - Gateway To Hell

2 comentários:

Ivane Rodrigues Loureiro disse...

Só vim aqui para dizer que sou muito grato e estou feliz , pela oportunidade , que vocês me deram de poder estar mostrando o meu ponto de vista .

Éder RM disse...

Ótimo post!

Adoro a série Legay of Kain, na minha opinião a história contada através dos jogos da série é umas das melhores e mais fascinantes já criadas para qualquer mídia.

E a trilha sonora, especialmente dos dois 2 jogos Soul Reaver, é fabulosa.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning