Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

25 de abril de 2008

Cowboy do Espaço

"Você sabe a diferença entre você e você cinco minutos atrás? A diferença é que você cinco minutos atrás ainda tinha cinco minutos de vida!" Sly Boots

Sly Boots Sly Boots é um detetive particular. Um detetive particular com muitas dívidas. Um detetive particular com muitas dívidas que é surrado e jogado da janela do próprio escritório por capangas do seu credor. Assim começa Anachronox, o mais subestimado RPG que eu conheço. E um dos meus favoritos.

Nosso herói é o protótipo do looser. Seu bolso está sempre vazio, seus cabelos desalinhados, suas roupas mal ajustadas no corpo. Seus melhores amigos são o dono do bar (que emprestou o segundo andar para que Boots montasse o escritório), um robô desativado que ele ganhou aos nove anos de idade e o fantasma digital da sua secretária assassinada. Ele não é um exemplo de inteligência e, no começo do jogo, não luta muito bem. Ao pegar um caso aparentemente trivial ele vai se enredando em uma trama complicada que envolve artefatos com milhões de anos, realidades paralelas, fanáticos religiosos e a Máfia. Ao seu lado irão se juntar um anão falastrão, uma cientista cheia de atitude, um super-herói deprimido, uma mortífera dançarina de boate e a população de um planeta inteiro... E, por incrível que pareça, este bando de desajustados irá salvar TODO O UNIVERSO da destruição iminente.

Anachronox se passa em um futuro muito distante, onde viagens espaciais são triviais, super-vilões de roupa colante existem e abelhas assassinas são a maior ameaça conhecida. Bizarro? Agradeça à mente insana de Tom Hall, um dos programadores responsáveis por Duke Nukem e criador de Commander Keen. Mais do que um brilhante épico de ficção-científica, o jogo também apóia-se firmemente no humor, sem escorregar para a galhofa ou para a sátira pura e simples. Repleto de detalhes hilários e subtramas enlouquecidas, Anachronox cativa o jogador.

Sem um Punhado de Dólares

Então, porque o jogo foi um retumbante fracasso comercial? Anachronox têm uma nota média de 8.1 no site GameRankings. Então, porque ninguém ouviu falar nele? Porque o website oficial foi tirado do ar às pressas? Por incrível que pareça, o jogo que iria salvar todo o universo terminou sua carreira como um silencioso fiasco...

Seria culpa da sua engine gráfica ultrapassada? Anachronox usa uma versão tão modificada da engine de Quake 2 que nem John Carmack reconheceria sua cria. Infelizmente, ela não apresenta os gráficos mais bonitos deste lado da galáxia. E o tempo de loading não ajuda muito. Honestamente, é um jogo feio. Mas com personagens simpáticos! Existiam jogos eletrônicos antes de Crysis e Unreal 3, você sabia?

Anachronox - Tela

Seria culpa da sua jogabilidade, alienígena para os padrões ocidentais? Tom Hall é confesso admirador do RPG japonês Chrono Trigger e a estrutura dos combates em Anachronox reflete isso: batalhas estratégicas em turnos de ação, poderes e armas que evoluem com o jogo, pontos de experiência adquiridos após cada vitória. Em muitos aspectos, Anachronox lembra um RPG de console. Mas, o que há de errado em usar esse sistema em um PC? Estariam os usuários mal-acostumados pela extrema simplicidade de Diablo e seus clones?

Seria culpa da história complexa que demora a engrenar? As primeiras missões não fazem jus ao tamanho do pepino que Sly Boots e seus camaradas vão ter que encarar. Mas não são assim todos os RPGs? Levante a mão o jogador que nunca teve que matar coelhinhos e ratos para ganhar XP! Quem nunca teve que entregar o pacote X no endereço Y? Em Anachronox, o início promete uma aventura noir ambientada no submundo de um planeta decadente. O leque se amplia mais a frente e você percebe que se envolveu em um perigo maior que a própria existência! Mas não são assim todos os RPGs?

Seria culpa dos bugs? Anachronox foi feito às pressas. Tipo, temos que lançar "ontem". Se você trabalha com desenvolvimento de softwares ou sistemas, sabe o que significa no resultado final. Aliás, se você trabalha em qualquer área, sabe o que significa um serviço feito a toque de caixa: um serviço mal-feito. Tom Hall planejava um jogo muito maior do que aquilo que foi lançado. E no meio do projeto, houve uma mudança de engine gráfica. E o estúdio estava enfrentando uma crise financeira. Os grandes executivos deram um ultimato na equipe: lança do jeito que está e seja o que Deus quiser. Hoje em dia, jogos lançados com bugs de fábrica são praticamente a regra, mas, naqueles tempos, eles eram a exceção. O escritório responsável foi fechado após o lançamento do jogo e, se não fosse o trabalho voluntário (leia-se: "sem remuneração") do programador original Joey Liaw e alguns fãs, o jogo sequer teria qualquer patch!

Então, temos uma engine gráfica ultrapassada, uma jogabilidade incomum, uma história que exige tutano para ser acompanhada e muitos bugs no lançamento. O fracasso comercial estava garantido. Mas suas inúmeras qualidades permaneceram no coração e mente dos poucos privilegiados que triunfaram sobre estas adversidades.

Meu DVD Será sua Herança

Anachronox - The Movie A história de Anachronox fecha com um gostinho de "quero mais". Não que não haja uma retumbante batalha final, uma conclusão satisfatória e um universo salvo ao fim do dia. Mas há ganchos. Há questões a serem resolvidas. E a cena final não deixa dúvidas que Tom Hall tinha cartas na manga para uma eventual sequência. O jogo deveria ter o dobro do tamanho que tem (e olha que já garante algumas dezenas de horas de aventura...), mas a equipe recebeu ordens de enxugar algumas partes e lançar o mais rápido possível. Ficaram de fora os piratas em preto e branco, por exemplo (eu disse que era um jogo bizarro). Apesar de todas as críticas positivas, as baixas vendas fizeram com que Tom Hall e sua turma recebessem o temível bilhete azul, ao invés da carta branca para Anachronox 2.

Até hoje, fãs de todo mundo se agregam no site Planet Anachronox, último refúgio após o fechamento do site oficial, implorando pela liberação do conteúdo perdido, pelo lançamento de novos patches, tentando lançar mods ou uma continuação não-oficial. Especulou-se que Tom Hall compraria os direitos de licença do jogo e produziria a sequência com suas próprias mãos. Infelizmente, esse tipo de milagre não acontece. Desenvolvedores desempregados não tem dinheiro para comprar propriedades intelectuais.

Mas Anachronox revelou que ainda não era um cachorro morto e poderia dar uma última alegria ao seleto clube de connoisseurs. Em 2002, durante o primeiro festival de Machinima do mundo, um azarão arrebatou os prêmios de melhor filme, melhor roteiro e melhor realização técnica. Com exatas 2 horas e e 16 minutos, Anachronox, O Filme, marcou a inauguração do festival.

O filme compilava todas as cutscenes do jogo e filmagens de gameplay para amarrar as partes, demonstrando o imenso potencial da história para ser transformada em mídia visual. A façanha pode ser creditada à dedicação (não-remunerada) do diretor e produtor de animações original de Anachronox, Jake "Strider" Hughes. Com a ajuda dos ex-companheiros Tom Hall, Joey Liaw, Richard Gaubert e outros, ele pacientemente montou o longa-metragem. Reza a lenda que dois jurados do festival foram trancados horas antes da premiação em uma sala de vídeo para assistir o resultado final. Após a mítica exibição, não havia dúvidas que Anachronox, o Filme seria o grande vencedor.

Meses depois, Jake Hughes disponibilizou em seu site (gratuitamente!) o ISO do DVD duplo do filme. O primeiro DVD trazia o filme completo com cenas extras que não entraram na versão premiada. O segundo DVD era inteiro de extras, contendo artworks do jogo, cenas deletadas, trailers e muito mais. E engana-se quem achou que os DVDs são um monte de arquivos salvos na raiz do disco: o acabamento é de DVD oficial, com direito a menu profissional. Pode passar no aparelho da sala para a família toda assistir. Só não vem com legendas em português, naturalmente. Neste momento, o site está fora do ar, mas não é difícil achar os ISOs em qualquer site de Torrent ou ED2K.

Procurado Vivo ou Morto

6_anachronox.gif No Brasil, o jogo foi oficialmente lançado pela (extinta?) GreenLeaf e pode ser encontrado ainda na caixa original nas melhores lojas por um preço camarada. Jogo velho? Ninguém conhece? Pode ter certeza que o vendedor vai aceitar qualquer vinte reais por ele.

Se você ficou interessado em embarcar na louca aventura de Sly Boots e seus amigos, um conselho de amigo: corra atrás dos patches antes de começar. Planet Anachronox é um excelente lugar para encontrar.

Então, abra sua mente e prepare-se para uma jornada inesquecível.


Ouvindo: Deine Lakaien - Lass Mich

Um comentário:

Éder R. M. disse...

Olá! Fiquei muito feliz de ver o jogo Anachronox mencionado em seu blog. Realmente é um jogo fascinante que vale muito à pena, um dos melhores que já joquei, é simplesmente inesquecível! Um abraço!

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning